IGUALDADE E EQUIDADE SOB A VISÃO DA JUSTIÇA SOCIAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de jun. de 2022

IGUALDADE E EQUIDADE SOB A VISÃO DA JUSTIÇA SOCIAL

Dr. Henrique Paes


Igualdade e equidade. Convido o leitor(a) para uma reflexão sobre o significado dessas palavras, apesar de parecerem promover as mesmas oportunidades. Falando da diferença entre elas, mostro um pouco sobre a forma como compreendo a vida. Não só a forma como compreendo a vida, mas também a maneira de pensar e agir. Entendo que esses parâmetros devem ser adotados na administração pública. Em síntese: como o gestor público deve se pautar em saber distinguir, com justiça social, as diferenças entre as condições de igualdade e de equidade.

Igualdade significa tratar todos de forma igual, fazendo assim parecer que esse tipo de tratamento igualitário oferece um olhar justo, o que não é assim. A equidade é tratar todos de forma que obedeça a realidade vivida por cada pessoa, oferecendo oportunidades diferentes em busca de um equilíbrio que promova a justiça social.


Como se vê, embora as palavras possam parecer iguais em promoção social, elas são diferentes. Igualdade não significa justiça social, ao passo que a equidade é buscar fazer justiça social baseado nas condições de vida de cada pessoa. E vou dar um exemplo muito simples, de forma bem didática, de como em uma mesma família os exemplos de igualdade e equidade podem ser diferenciados.

Imagine se todos os filhos da mesma família tiverem as mesmas tarefas e responsabilidades dentro de casa. Isso é igualdade, mas não é justo. Veremos que o filho mais novo e mais fraco ficará encarregado de fazer as mesmas tarefas que o filho mais velho e forte. E é de acordo com a condição vivida por cada filho que a tarefa e a responsabilidade deve ser dada.

Assim é na administração pública. Tanto no que refere a impostos como na renda. Todos somos brasileiros e filhos desta nação, e isso nos iguala. Mas o que nos diferencia é a condição de vida vivida por cada um. Neste caso temos que saber praticar a igualdade observando a equidade. E é assim que pretendo implementar o pensamento que tenho na política. O nome disso é justiça social.

*Dr. Henrique Paes é médico e empresário.