Visita incluiu anúncio de obras no Rio Pavuninha, revitalização do
bairro Jardim Noya com o programa "Limpa Rio Margens", além da
visita às ruas transformadas e à Maternidade do Morrinho
![]() |
(Fotos: Gilberto Rocha) |
O governador Cláudio Castro esteve em São João de Meriti na terça-feira (15), a convite do prefeito Léo Vieira, para anunciar e visitar obras importantes na cidade. A comitiva anunciou obras de revitalização do programa "Limpa Rio Margens", no bairro Jardim Noya, e a canalização e urbanização do Rio Pavuninha. Além disso, as autoridades visitaram as melhorias no Morro Santa Helena, através do programa "Transforma Meriti: Meu Bairro de Cara Nova", e a Maternidade do Morrinho, que será reaberta no próximo mês.
A agenda começou com a visita e o anúncio das obras do programa do Governo, Limpa Rio Margens, que serão realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na Travessa Beira Rio, no bairro Jardim Noya. Além de continuar o trabalho de prevenção contra enchentes e alagamentos, as obras tem como objetivo consertar uma comporta no local, além de revitalizar o bairro com a construção de um muro de contenção, parque infantil, área de convivência e plantio de árvores.
Em seguida, Cláudio Castro e Léo Vieira foram ao Morro Santa Helena, onde acompanharam de perto as benfeitorias do programa "Transforma Meriti: Meu Bairro de Cara Nova", uma iniciativa que, através da união de forças municipal e estadual, vem promovendo a revitalização de ruas, calçadas, muros, meio-fios, além de obras de drenagem, saneamento e asfalto. As ações do programa também já contemplaram o Morro do Carrapato.
O destaque da visita foi o anúncio das obras de canalização e urbanização do Rio Pavuninha, um investimento de mais de R$ 58 milhões para atender uma demanda antiga dos moradores. Segundo o governador Cláudio Castro, o investimento vai resolver problemas históricos de alagamento e ainda trará mais infraestrutura e dignidade para os bairros do entorno com uma área de convivência, quadras poliesportivas, paisagismo e instalação de mobiliário urbano.
A comitiva encerrou as atividades na Maternidade São João de Meriti, conhecida como Maternidade de Morrinho, acompanhando a fase final de obras. A unidade que será reinaugurada em agosto, esteve fechada por sete anos (desde 2018), passou por uma completa reforma e modernização. Com 66 leitos, a Maternidade terá capacidade para realizar cerca de 300 partos por mês, incluindo partos humanizados. A reabertura representará um marco na saúde da cidade.
O governador do Rio, Cláudio Castro, ressaltou que o trabalho em conjunto tem feito a diferença na cidade. “Estamos mostrando hoje que, quando o Estado e a Prefeitura caminham juntos, quem ganha é o povo. A união de forças tem sido fundamental para tirarmos do papel investimentos históricos para Meriti. Vamos trabalhar para recuperar espaços públicos, revitalizar e garantir a segurança de locais que mais precisam, através dessa parceria sólida com a gestão do prefeito Léo Vieira”, frisou Cláudio Castro.
“Essa visita é muito significativa. O governador Cláudio Castro tem sido um grande parceiro do nosso governo, e a presença dele aqui mostra que São João de Meriti voltou a ser prioridade. Estamos no caminho certo, anunciando obras importantes no Jardim Noya e no Rio Pavuninha, além de diversas melhorias nos bairros. No mês de agosto, vamos devolver à população um equipamento essencial que é a Maternidade do Morrinho”, destacou o prefeito Léo Vieira, ao lado da vice-prefeita, Dra. Letícia Costa.
Estiveram presentes na comitiva o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas; o presidente do INEA, Renato Jordão; a vereadora do Rio, Helena Vieira; além de vereadores e secretários de Meriti.