OS RISCOS DO COLESTEROL ALTO PARA A SAÚDE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de ago. de 2025

OS RISCOS DO COLESTEROL ALTO PARA A SAÚDE

Cardiologista da Unimed Nova Iguaçu dá dicas importantes

A especialista alerta para a doença que na maioria das vezes é silenciosa

Em agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol com objetivo de reforçar a importância de cuidar da saúde cardiovascular e prevenir doenças que, embora silenciosas, estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 380 mil pessoas morrem por ano no país devido a doenças cardiovasculares – muitas delas relacionadas ao colesterol elevado. Estima-se que cerca de 40% da população adulta brasileira tenha níveis de colesterol acima do ideal, de acordo com o Ministério da Saúde. Para falar um pouco sobre o tema, entrevistamos a cooperada da Unimed Nova Iguaçu, a cardiologista Fernanda Rodrigues.

UNIMED – O que é colesterol?

Dra. Fernanda Rodrigues – O colesterol é uma substância lipídica, naturalmente produzida pelo nosso organismo, sendo também obtido através da nossa alimentação. Ele é fundamental para diversas funções, como produção de hormônios esteroides, vitamina D e composição das células.

UNIMED – E quando colesterol é prejudicial para o organismo?

Dra. Fernanda Rodrigues – O problema está no excesso ou no tipo errado de colesterol que nós consumimos. O colesterol bom, também chamado de HDL, é uma lipoproteína de alta densidade que ajuda a remover o excesso de colesterol da circulação, transportando para o fígado onde será metabolizado. Já o colesterol ruim ou LDL é uma lipoproteína de baixa densidade que em níveis elevados pode se acumular nas paredes das artérias formando placas de gordura ou placas de ateromas levando ao entupimento dos vasos.

UNIMED – O que ocorrem com a elevação do colesterol ruim?

Dra. Fernanda Rodrigues – A elevação dos níveis de LDL ou colesterol ruim está diretamente relacionada ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença arterial periférica. O acúmulo de placas de gordura nas artérias reduz o fluxo sanguíneo e pode causar obstruções graves muitas vezes assintomáticas até a ocorrência desses eventos críticos.

UNIMED – Como é possível prevenir os prejuízos do LDL?

Dra. Fernanda Rodrigues – A prevenção e o controle do colesterol envolvem abordagem multifatoriais, como adotar uma alimentação balanceada com redução do consumo de gorduras saturadas e trans e o aumento da ingestão de fibras; praticar atividades físicas regulares; evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; manter o peso corporal adequado; controlar os níveis de estresse.

UNIMED – Como diagnosticar a doença?

Dra. Fernanda Rodrigues – É fundamental realizar exames periódicos para avaliação do nível lipídico e, quando necessário, iniciar tratamento medicamentoso conforme a orientação do seu médico.