TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de nov. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Os 80 anos da Acini
A Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), em solenidade na última quinta-feira, dia 13, ocorrida na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, celebrou 80 anos da sua fundação, um fato que se deu em maio de 1945. Essa efeméride serve para nos levar à lembrança de outras instituições patronais ainda em atividade e relacionada ao comércio. Por exemplo, o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu, conhecido Sincovani, foi fundado em 4 de abril de 1937, tendo nos dias atuais 88 anos, mas antes tinha um outro nome. Era chamado de “Syndicato dos Comerciantes do Iguassú”. Já a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL-NI) foi fundada no dia 23 de novembro de 1963, e irá completar no próximo domingo 62 anos, conforme informa o site da própria instituição.

Nomes de peso
Quem tiver acesso ao livro de fundação da Acini verá que na reunião da assembleia de criação do órgão 14 nomes que assinaram a ata. São figuras como o Sebastião Herculanos de Mattos, Antônio de Freitas Teixeira e Antônio Vaz Teixeira, este que era proprietário do Lar de Joaquina, uma edificação que foi tombada pelo INEPAC em 1999.

Por falar em memória
O presidente da Câmara Municipal, Marcio Guerreiro (PP), no evento sobre os 80 anos da Acini, mostrou-se interessado em fazer uma publicação atualizada de um livro com a história do Poder Legislativo. Já existe um livro que foi publicado na ocasião em que Mario Marques era presidente, porém muitas informações importantes podem ser acrescidas em uma nova edição. Caso faça, dará a população uma obra necessária e ao próprio Poder Legislativo um devido registro atualizado.

Bandeira do Brasil e a Câmara
Vem aí o dia 19 de novembro, data que se comemora o Dia da Bandeira. Mas poucas pessoas sabem que um dos autores da Bandeira do Brasil teve o pai e o tio como vereadores na “Villa de Iguassú”. Décio Villares, o artista que participou da elaboração da Bandeira do Brasil como símbolo da República, junto com Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Quando Décio Villares nasceu, tanto o pai dele, José Rodrigues Villares, quanto o tio dele, Luiz Rodrigues Villares, possuíam terras na Villa de Iguassú.

Abuso
Empresas que atuam com empréstimos financeiros estão, vorazmente e insistentemente, ligando para os funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu oferecendo empréstimos. Isso não é incomum! O incomum é a insistência assustadora, inclusive enviando mensagens via aplicativo WhatsApp para alguns funcionários. Por dia as ligações ultrapassam 50 chamadas, agredindo alguns servidores. O pior é que uma delas se identifica como representante de um banco que não tem mais ligação direta com a folha de pagamento da Prefeitura de Nova Iguaçu. Um assédio ao servidor que está extrapolando os limites.