TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

10 de nov. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Templo de grandes nomes
A Escola Municipal Monteiro Lobato é uma instituição pública muito popular em Nova Iguaçu. Fundada em 4 de maio de 1948, seu nome originário é “Ginásio Municipal de Nova Iguaçu”. Porém, através da resolução nº 23, publicada no mesmo ano, passou a chamar-se “Ginásio Municipal Monteiro Lobato”, uma forma que o prefeito da época, Arruda Negreiros, encontrou para homenagear o escritor de livros infantis, Monteiro Lobato, falecido em 4 de julho de 1948. Mas, estas são só algumas curiosidades sobre a Escola Municipal Monteiro Lobato que, esta semana, recebeu a presença da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) para a realização de mais uma edição do Festival de Artes e animar os estudantes daquela instituição de ensino.

Templo de grandes nomes II


No registro dos nomes que passaram pela direção da Escola Municipal Monteiro Lobato aparece até a figura de um ex-prefeito. É o caso do Prof. João Ruy Queiroz Pinheiro, que esteve à frente da direção da escola por duas ocasiões. A primeira foi de 1967 a 1968, e a segunda vez, foi em parte de 1969. Mas o que chama a atenção é a primeira mulher a dirigir a escola, é o caso de Dilma Ignez Cardozo, ficou entre 1969 a 1973, período antes de assumir como secretária municipal de Educação e Cultura na gestão do então prefeito João Batista Barreto Lubanco (foto), este que foi, entre outras coisas, o fundador da Fenig.

Alguns diretores
Na lista de diretores que passaram pela Escola Municipal Monteiro Lobato, temos nomes como o do Prof. Amazor Vieira Borges (1948 a 1959), Prof. Ruy Afrânio Peixoto (1959 a 1961), Prof. Jair Lobo Madeira (1961 a 1962), Prof. José de Souza Herdy (1963 a 1964), Prof. Márcio Caulino Soares (1964 a 1966), Prof. João Ruy de Queiroz Pinheiro (1967 a 1968, e parte de 1969), entre outros. A primeira mulher a dirigir a escola foi Dilma Ignez Cardozo, ela ficou de 1969 até 1973.

Dilma Ignez Cardozo
Após passar pela direção do Colégio Municipal Monteiro Lobato em 1973, no governo do prefeito João Batista Barreto Lubanco (1975), Dilma Ignez Cardozo foi secretária municipal de Educação e Cultura. Estou tentando contato com familiares dela para saber um pouco mais sobre essa mulher, uma personagem muito pouco lembrada na história de Nova Iguaçu e que ocupou cargos importantes, tanto como diretora do Monteiro Lobato quanto como secretária de Educação e Cultura.

Importância dos registros
Quando fui convidado por Dudu Reina, na época presidente da Câmara, para assumir a Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques, logo imaginei a importância de fazer uma minibiografia de Ignacio Antonio de Souza Amaral, o primeiro governante da Villa de Iguassu, em 29 de julho de 1833, que posteriormente se tornaria o Barão do Guandu. Com isso, aos poucos, vejo sendo mais difundida sua minibiografia. Acredito piamente que deveria termos mais investimento na pesquisa de registros de personagens que dão nomes às ruas e escolas públicas do Município. Mas não é só isso. Personagens que, tal qual Dilma Ignez, tiveram papel importante na administração pública, mas pouco lembradas. Conhecendo um pouco mais dessas pessoas, podemos conhecer um pouco mais das peculiaridades de nossa história. Trabalhar nos registros dessas pessoas é uma forma de revisitarmos a nossa memória. E há tanta gente esquecida!