![]() |
(Fotos: Jeovani Campos/Jean Carlos Ribeiro) |
O município de Belford Roxo marcou presença na cerimônia de abertura dos Jogos da Baixada 2025, no último sábado (9), na Vila Olímpica de São João de Meriti. A delegação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer formada por 256 jovens atletas, na categoria sub-14, deu o pontapé inicial na tradicional competição nas disputas de voleibol feminino e futebol de campo masculino. O evento conta com a realização do Jornal O Dia, apresentação do Sesc, patrocínio da Light e incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário municipal de Esportes, Fábio Varandão, prestigiou a abertura dos Jogos da Baixada ao lado dos animados jovens atletas belforroxenses, professores e coordenadores esportivos.
GRANDE OPORTUNIDADE
“Hoje foi dia de acompanhar nossos jovens talentos do esporte na abertura dos Jogos da Baixada. Uma grande oportunidade para desenvolver os talentos da nossa região e promover a integração de ideias, projetos e políticas esportivas entre as cidades. Seguimos trabalhando, sob as diretrizes da gestão do nosso prefeito Márcio Canella, com o apoio da vice-prefeita Mariana Malta e do secretário Chefe de Gabinete, Marcelo Canella, para elevar a qualidade de vida da nossa população por meio do esporte e de todos os benefícios que ele nos proporciona. Seguimos firmes incentivando a prática esportiva, formando não só grandes atletas, mas também cidadãos de valor”, destacou o secretário Fabinho Varandão, ao lado do secretário municipal de Comunicação, Marcos Paulo Ribeiro Lopes, que também prestigiou o evento.
SECRETÁRIO ESTADUAL PRESTIGIA O EVENTO
A cerimônia de abertura contou com o desfile das delegações das cidades participantes e o acendimento da pira olímpica. Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente do Jornal O Dia, Marcos Rezende; o secretário estadual de Esporte, Rafael Picciani, além dos prefeitos de Mesquita, Nilópolis, Queimados, e secretários municipais de Esporte e Lazer das demais cidades.
“É uma competição tão tradicional que já formou grande atletas, movimentando os espaços olímpicos, fazendo com que cada município interaja com os outros, mostrando todo o potencial dos atletas da Baixada Fluminense”, afirmou o secretário Rafael Picciani. O evento contou ainda com a participação especial da Dona Aparecida, mãe dos opostos da seleção brasileira de vôlei, Alan e Darlan, que são crias da Baixada Fluminense, da cidade de Nilópolis.
DIVERSAS MODALIDADES
O evento reúne jovens atletas representando 14 municípios da Baixada Fluminense e arredores: Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Seropédica, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé e Mangaratiba.
Ao longo das próximas quatro semanas, os jogos seguem em diferentes quadras e vilas olímpicas da região, com disputas em diversas modalidades como futsal, natação, basquete, atletismo, handebol, xadrez, voleibol, e futebol de campo. O encerramento será no dia 31 de agosto, na Vila Olímpica de Mesquita.
Os Jogos da Baixada são uma celebração do talento e da perseverança da juventude da Baixada Fluminense, que encontra no esporte um caminho de inclusão, cidadania e transformação social.
VÔLEI VENCE UMA E PERDE OUTRA
As jovens atletas iniciaram muito bem a competição vencendo as meninas de Magé por 2 x 0. Destaque para o desempenho do primeiro set, quando as belforroxenses chegaram a estar perdendo de 9 x 0, mas com uma reação espetacular, virando para 15 x 12.
Na segunda partida, as belforroxenses acabaram sendo superadas pela maior experiência da equipe de Queimados, por 2 a 1, após vencer o primeiro set com um ótimo jogo. No set decisivo, apesar do equilíbrio técnico, as queimadenses venceram por 15 x 12.
“As meninas jogaram muito bem, com ótimo desempenho e bom equilíbrio, essa oscilação durante os jogos é normal e precisa ser trabalhada junto com a questão emocional dentro das partidas. É o início do projeto e as meninas tem tudo para evoluir ainda mais. O saldo foi positivo”, disse o técnico da equipe de vôlei feminino, Wanderson Saraiva.
FUTEBOL PERDE PARA GUAPIMIRIM
Já os meninos do futebol masculino, acabaram superados na estreia por 3 a 0 para o time de Guapimirim.
No próximo final de semana acontecerão as disputas do futsal feminino e masculino, no Ginásio Metodista, no município de Queimados.