DEFESA CIVIL DE BELFORD ROXO PARTICIPA DO IV SEMINÁRIO TÉCNICO CIENTÍFICO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de jul. de 2025

DEFESA CIVIL DE BELFORD ROXO PARTICIPA DO IV SEMINÁRIO TÉCNICO CIENTÍFICO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES


A cidade de Belford Roxo participou do IV Seminário Técnico Científico para Redução de Riscos de Desastres, no Centro de Operações Rio (COR). O encontro promovido pela Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro e o COR tem como objetivo disseminar boas práticas e elaborar propostas inovadoras e sustentáveis, capazes de transformar o território em um espaço seguro para todos. Todas as propostas estão alinhadas à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012).

SECRETÁRIO DESTACA IMPORTÂNCIA DO ENCONTRO

O secretário de Defesa Civil de Belford Roxo, que participou da mesa de debate, destacou a importância do encontro. "É de suma relevância a preocupação das autoridades em buscar soluções para minimizar os transtornos causados pelas mudanças climáticas. Estamos nos articulando para evitar surpresas. É preciso estarmos atentos e capacitados para em caso de necessidade apresentar uma resposta rápida e precisa", argumentou, ao lado do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


O subsecretário de Proteção e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, Rodrigo Gonçalves da Silva, frisou como fundamental a participação do município. “Este seminário permite a apresentação de trabalhos e a disseminação de boas práticas com potencial de replicação, tanto na capital quanto em cidades vizinhas, incluindo Belford Roxo e outras da região metropolitana. É nesse ambiente que a pesquisa acadêmica e a ciência se unem em benefício da resiliência e da prevenção nas cidades fluminenses. A presença de todas as Defesas Civis municipais é, portanto, fundamental. A participação de Belford Roxo, em particular, representa um marco significativo no fortalecimento da resiliência da cidade, com perspectivas promissoras de crescimento na área de prevenção e no desenvolvimento de uma cultura de preservação e resiliência urbana”, concluiu.

Participem do encontro autoridades estaduais, federais e municipais que estão preocupadas em propor soluções soluções para solucionar as demandas da população. O tema em debate este ano é: “Proteção e Defesa Civil: 5 anos para a Agenda 2030”.