CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE BELFORD ROXO LOTA O COUNTRY CLUBE PARA DEBATER ASSISTÊNCIA SOCIAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

3 de jul. de 2025

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE BELFORD ROXO LOTA O COUNTRY CLUBE PARA DEBATER ASSISTÊNCIA SOCIAL

(Fotos: Jean Carlos/Jeovani Campos)

Começou nesta quinta-feira (3) a XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Belford Roxo. O evento, realizado no Country Club, termina nesta sexta-feira (4). O prefeito Márcio Canella está em Brasília, mas fez uma ligação para o celular da vice-prefeita Mariana Malta. Com o aparelho no microfone, Marcio Canella saudou a todos e parabenizou os organizadores da conferência, que teve como um dos destaques o lançamento da cartilha “Eu no SUAS”. O evento contou com a participação da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes. A abertura foi com as crianças dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Bom Pastor e Sargento Roncalli, que fizeram uma apresentação musical.

PREFEITO ELOGIA ORGANIZAÇÃO


No segundo dia do evento (4) será feita a apresentação dos delegados para XV Conferência Estadual de Assistência Social. Haverá ainda apresentação cultural e oficina do SCFV das idosas, do CRAS Centro. Haverá também cinco eixos de debates.


Em Brasília buscando recursos para o município, o prefeito Márcio Canella enfatizou por telefone que em breve trará boas noticiais para o Município. O chefe do Executivo elogiou secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, pela organização do evento. A vice-prefeita Mariana Malta e o secretário chefe de gabinete Marcelo Canella também destacaram a organização do evento e o trabalho que está sendo feito na Assistência Social do Município.


A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, fez questão de comparecer à Conferência e acentuou a competência do secretário Diogo Bastos e da subsecretária Letícia Guimarães. A secretária precisou se ausentar, pois ia terminar de cumpri a agenda do dia.

COMPOSIÇÃO DA MESA


A mesa do evento foi composta por: Diogo Bastos, vice-prefeita Mariana Malta, secretário chefe de gabinete Marcelo Canella, presidente da Câmara Municipal Markinho Gandra, delegada da Deam, Rosa Carvalho, presidente da Câmara de Areal, Álvaro Freitas, subsecretária de Direitos Humanos do Estado, Aline Forasteiro, subsecretário de Gestão do SUAS do Estado, Felipe Rodrigues, Dulcineia Barros, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Valéria Diniz, presidente da Instituição Mulheres Reconstrução, Sônia Lopes, presidente do Coegema e Letícia Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e subsecretária de Assistência Social de Belford Roxo, representante dos trabalhadores do SUAS, Esmeraldino Filho, Eliane Rodrigues, representante dos usuários do SUAS.

SECRETÁRIO DESTACA ACOLHIMENTO

Diogo Bastos ressaltou que em 20 anos de SUAS (Sistema Único de Assistência Social) ainda se depara com o “mito” de que a Assistência Social dá óculos e cadeiras de rodas, entre outros itens. “A Assistência não dá nada. Ela acolhe. É isso que as pessoas precisam entender”, resumiu Diogo, criticando ainda a burocracia existente no Governo Federal para a liberação de recursos que possam ser utilizados em programas da Assistência Social. O Country Clube estava lotado com secretários de Assistência e representantes de vários municípios da Região Metropolitana. “Nesses 20 anos, o SUAS tem sido um instrumento fundamental para garantir os direitos das pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade. Estamos reunidos para refletir sobre os desafios que enfrentamos, as conquistas que alcançamos e as oportunidades que se apresentam para fortalecer ainda mais o SUAS.”, completou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Letícia Guimarães da Silva.

PRINCIPAIS PALESTRANTES

A Conferência contou ainda com as palestras do assistente social, mestre e doutorando em Serviço Social, Thauan Pastrello; Sonia Lopes, presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas – RJ; e Cristiane Tardelli, representante do COEGEMAS RJ.

Aos 85 anos de idade, Enock Alves de Oliveira, conhecido como poeta e integrante da Federação Municipal das Associações de Moradores de Belford Roxo, ele destacou a melhora na assistência social do município. “Tenho notado avanços significativos na cidade. Falo com propriedade porque acompanho esse tema há muitos anos”, resumiu Enock.

O evento teve a participação de secretários municipais, vereadores, e representantes de diversos municípios.

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA (4 DE JULHO)

- 8h - Credenciamento (Somente para convidados);

- 8h30 – Abertura e Boas Vindas (Wellington);

- 9h - Apresentação cultural – Oficina do SCFV das idosas: CRAS Centro(Wellington);

- 9h15 - Grupo de Trabalho por Eixo;

Eixo 1 - Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades – Silvestre Brandão/Marcia Melo;

Eixo 2 - Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional – Rayenne Ramos/Jovana;

Eixo 3 - Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Francinete do Carmo/Pamêla;

Eixo 4 - Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS - Cristiane Viana/Valéria (CONSEA);

Eixo 5 - Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS – Cristiane Tardelli/Gisele;

- 12h – Almoço;

- 14h - Escolha das deliberações finais e apresentação das moções(Daniela, Cleber e Wellington);

- 15h30 - Articulação dos Representantes governamentais e sociedade civil para escolha dos delegados para a etapa Estadual (Daniela);

- 16h - Apresentação dos delegados para a XV Conferência Estadual de Assistência Social (Daniela); e

- 17h - Encerramento.