Ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Prefeitura da
cidade do Rio em parceria com outras representações do Poder Executivo
![]() |
| (Foto: Gilberto Rocha) |
Foi realizada na quinta-feira (12), na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, uma Audiência Pública que reuniu secretários e subsecretários, de outros municípios do Estado, para discutir ações de proteção e coibir os maus-tratos aos animais.
O encontro - chamado de Atuação Intermunicipal pela Defesa dos Animais e conduzido pela Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) - aconteceu num momento oportuno depois da repercussão nacional do caso do cão Orelha, agredido e morto, no início de janeiro em Florianópolis (SC). A proposta foi debater o que cada município já faz em relação ao tema e traçar prevenções futuras contra o abandono e o zelo com o bem-estar e segurança dos animais, consolidando experiências e políticas públicas integradas com a sociedade civil.
Representando a Prefeitura de São João de Meriti, a subsecretária de Bem-Estar Animal, Keila Moraes, mencionou os trabalhos já concluídos e reforçou como o município poderá se destacar no cuidado com os animais, evitando que muitos 'Orelhas' ainda sofram maus-tratos.
"São João já fez em 2025 mais de mil castrações. Temos campanhas de vacinação frequentes e há uma ideia de criar um Consórcio Intermunicipal de Saúde Animal da Baixada Fluminense (CISABF). Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet já está sendo discutida para o próximo semestre", apresentou Keila, que ainda completou projetos para atendimento veterinário gratuito e Educação Animal nas escolas das redes municipais, com o Projeto Protetor Mirim.
