PREFEITO ABRAÃOZINHO SANCIONA PROJETOS DE LEI BATIZADO DE "PACOTE BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS" NA CÂMARA MUNICIPAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de jul. de 2025

PREFEITO ABRAÃOZINHO SANCIONA PROJETOS DE LEI BATIZADO DE "PACOTE BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS" NA CÂMARA MUNICIPAL


A Câmara Municipal de Nilópolis aprovou, por unanimidade, um conjunto de projetos de lei de forte valor simbólico e afetivo para o Município. Batizado de “Pacote Beija-Flor de Nilópolis”, o conjunto foi proposto pelo vereador Flávio Vergueiro e será sancionado pelo prefeito Abraãozinho David em uma sessão solene e histórica na próxima segunda-feira, dia 7, no Plenário da casa legislativa.

Segundo o vereador, as propostas têm como objetivo corrigir um "erro histórico", reconhecendo de forma oficial e permanente a importância da Beija-Flor para a identidade e projeção de Nilópolis. “Se somos conhecidos nacional e internacionalmente, devemos isso à nossa Deusa da Passarela, maravilhosa e soberana Beija-Flor de Nilópolis”, afirmou Flávio Vergueiro.

Entre os homenageados estão o patrono Anísio Abraão David, o presidente Almir Reis, o deputado federal e ex-presidente da agremiação Ricardo Abrão, o empresário e presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) Gabriel David, além de nomes históricos como os saudosos Joãozinho Trinta, Laíla, Farid Abrão, Miguel Abraão e Nelson Abraão David (in memoriam).

O pacote é composto por três projetos:

- Emenda à Lei Orgânica Municipal: inclui a Beija-Flor como símbolo oficial do Município, ao lado do brasão e do hino da cidade;

- Reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial: declara a Beija-Flor de Nilópolis como patrimônio cultural imaterial do Município; e

- Criação da Av. Beija-Flor de Nilópolis: a atual Rua Pracinha Wallace Paes Leme, local que abriga as sedes antiga e nova da escola, passará a se chamar oficialmente Av. Beija-Flor de Nilópolis.

Durante a Sessão Solene, será instalada uma placa comemorativa em homenagem à Beija-Flor, eternizando a importância da escola de samba com os seguintes dizeres:

Avenida Beija-Flor de Nilópolis
Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade
Por força da Lei e do coração do povo,
a Beija-Flor de Nilópolis eterniza-se
não apenas nos tambores da Sapucaí,
mas na alma viva desta cidade.

Símbolo consagrado na Lei Orgânica Municipal,
celebração da arte, da luta e da beleza popular,
a Beija-Flor voa alto como memória e futuro,
inspirando gerações com suas cores e sua força.

Esta placa, fixada com honra na história,
é fruto da Sessão Solene realizada
pelo Vereador Flavio Vergueiro,
em reverência à grandeza de nossa escola.
Nilópolis agradece. O samba reverbera.
E o beija-flor seguirá voando
imortal no coração da cidade.