TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de jun. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Berço iguaçuano
Ainda este ano, o Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques, da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, deve colocar à exposição mais dois banners com personalidades ligadas à Nova Iguaçu. Um deles é o Marquês de Itanhaém, nomeado por decreto em 14 de dezembro de 1833 como tutor de D. Pedro II, tomando posse em 1834 sucedendo José Bonifácio. O Marquês nasceu em território iguaçuano antes de Iguaçu ser elevada à categoria de Vila. Outro personagem com vínculos em Nova Iguaçu é o artista Décio Villares, este que participou da elaboração da Bandeira do Brasil, figura cujo pai e o tio foram vereadores na Vila de Iguassú, em meados do século XIX.
O objetivo do projeto é apresentar microbiografias desses personagens e, sobretudo, para atrair pessoas a conhecerem personalidades que, de uma forma ou de outra, tiveram como berço ou viveram em Nova Iguaçu.

Pré-campanha
Aos poucos as pré-campanhas vão ganhando corpo e os possíveis candidatos apresentam seus nomes a grupos para reforçarem suas campanhas. O destaque é para aqueles que vão disputar o comando da Prefeitura de Nova Iguaçu. Nomes como Dudu Reina (PP), Clébio Jacaré (União), Tuninho da Padaria (PT), Aluísio Gama (PSB), Dr. Leonardo Mazzutti (Rede) e Iza Dutra (Novo), deverão constar na lista que o eleitorado iguaçuano escolherá para administrar a cidade nos próximos quatro anos.

À prova
Nesta eleição, muitos nomes conhecidos na política, que já tiveram mandatos e hoje se encontram sem ocupação de cargos públicos eletivos ou mesmo comissionados, terão pela frente a oportunidade de aferirem suas respectivas popularidades com o eleitorado. Para aqueles que já gozaram do prestígio do poder eleitoral, a expectativa de saber como serão os seus desempenhos é maior. Se tiverem um bom desempenho, renascem na política; se tiverem um desempenho fraco nas urnas, poderá ser a pá de cal. O processo natural da política escolhe aquele que merece ter destaque ou merece ser esquecido.

Ampulheta
Faltam poucos meses para a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu ter uma nova composição, tanto no comando administrativo, na cadeira de prefeito, como no corpo do secretariado. Na Câmara, 23 nomes serão escolhidos para legislarem na cidade. Essa expectativa de como será o futuro se torna maior pelo fato do atual prefeito Rogerio Lisboa, nos últimos anos, ser o gestor que cumpriu os dois mandatos integralmente. Ou seja: não se desincompatibilizou em 2022. Isso gera mais expectativa de como será configurada ou reconfigurada a próxima gestão, tanto na Prefeitura, quanto na Câmara.

Participação
Tive a honra de participar gravando para o filme “Uma cidade e dois lugares”. Trata-se de um documentário sobre Nova Iguaçu. Acredito que ainda este ano o filme será apresentado ao público. Aguardem!