TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


19 de fev. de 2026

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Livro de consulta


Em 1971, no governo do prefeito Bolivard Gomes Assumpção, sob os cuidados do Departamento de Cultura, Recreação e Turismo - do qual Nicanor Gonçalves Pereira era diretor -, foi lançado o Caderno Turístico de Nova Iguaçu, com o auxílio de nada menos que Waldick Pereira, fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI) e autor de obras que, até hoje, são grandes referências para a compreensão da história da cidade.

Trata-se de uma publicação com dados históricos, geográficos e estatísticos do município. As bases para o Caderno Turístico de Nova Iguaçu foram construídas a partir de dados do IBGE, além dos livros publicados por Waldick. Até hoje, esse “caderno” serve como referência para compreender a cidade naquele tempo.

Um outro livro

Em 2000, quando Mario Marques era presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, foi lançado um livro sobre a história do Legislativo municipal, obra que até hoje é procurada. O historiador Ney Alberto e Luiz Martins de Azeredo, responsáveis pelo conteúdo, são nomes respeitadíssimos e autores desse livro que já precisa de atualização.

Não é a primeira vez que escrevo aqui que o presidente da Câmara, Márcio Guerreiro (PP), caso queira deixar um legado de sua gestão, poderia lançar uma edição atualizada. É uma oportunidade de ser lembrado por esse feito décadas depois.

No local

Nas últimas décadas, vários acontecimentos envolvendo enchentes e alagamentos atingiram bairros do município. Uma questão que tem marcado o comportamento do chefe do Executivo é que o prefeito Dudu Reina faz questão de ir às ruas e olhar de perto as áreas afetadas.

Essa é uma característica que o diferencia de gestores anteriores. Ele vai ao local, conversa com os moradores e busca alternativas para amenizar os problemas. Em um ano e dois meses de governo, Dudu tem mais registros acompanhando e prestando auxílio aos moradores afetados do que prefeitos que tiveram mais tempo de gestão.

Tratamentos diferentes

Enquanto na Av. Dr. Mário Guimarães, se algum carro estaciona na faixa destinada aos pedestres, é imediatamente orientado ou notificado pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, na Av. Nilo Peçanha é comum veículos estacionarem sobre a faixa de pedestres e permanecerem por horas sem que haja fiscalização ou advertência.

Estranho como o tratamento é diferenciado.

Fortes emoções

A eleição de um mandato-tampão para governador do Estado do Rio de Janeiro, em abril, vai mexer muito com a política. A saída de Cláudio Castro do Governo do Estado tende a gerar mais crise na bancada governista do que na oposição.

Em ano eleitoral, os deputados situacionistas deverão pressionar o próximo governador como se fossem responsáveis diretos por sua eleição. A cobrança será grande - digamos - em busca da devida contrapartida.

Bom carnaval!

Aos que aproveitam o Carnaval para descansar, bom descanso. Já os súditos de Momo, que tenham cautela nas ruas.