Por Almeida dos Santos
Uma das vias mais populares de Nova Iguaçu é a Rua Athayde Pimenta de Moraes. Ela dá nome ao endereço da Prefeitura de Nova Iguaçu. Mas, para saber quem foi Athayde Pimenta de Moraes, é melhor começar pela família.
O avô foi o Major Honório Pimenta de Souza Moraes (1849–1930), vereador em Nova Iguaçu na legislatura de 1895 a 1897, período em que Bernardino de Mello era o presidente da Câmara. Assim como o neto Athayde, Honório Pimenta também dá nome a uma rua no Centro do município, precisamente perpendicular à Rua Professor Paris e paralela - pasmem! - à Rua Margarida Apolônia, sua esposa.
O avô
O Major Honório Pimenta de Souza teve dois casamentos, sendo um deles com Margarida Apolônia Barbosa de Moraes (1862–1948). O casal teve 14 filhos, conforme registrou o Correio da Lavoura na edição de 13 de fevereiro de 1930. Entre eles está Lafayette Pimenta de Moraes, pai de Athayde e de Althair Pimenta de Moraes, figuras de destaque na história local. Honório Pimenta também empresta seu nome a uma rua do município.
O pai e a mãe
Lafayette Pimenta de Moraes (1882–1950) foi casado com Adélia Terra da Silva Chaves. O casal teve os seguintes filhos: Alayde Pimenta; Athayde Pimenta de Moraes; Ary Pimenta de Moraes; Aidê Pimenta; Althair Pimenta da Castilho Moraes; Adair Pimenta de Castilho Moraes; e Adiléa Pimenta de Castilho Moraes.
Casal nas ruas
A Rua Lafayette Pimenta, que faz referência ao pai de Athayde e de Althair, é um logradouro extenso no bairro Comendador Soares. O curioso é que existe uma rua de nome similar situada no Centro de Nova Iguaçu, o que acaba gerando confusão de endereçamento em notificações, especialmente as de natureza judicial.
Ainda sobre a Rua Lafayette Pimenta - a do Centro de Nova Iguaçu -, geograficamente ela é paralela à Rua Adélia Chaves, que homenageia a mãe de Athayde e de Althair Pimenta de Moraes. Eis mais um caso de um casal cujos nomes, tão próximos no mapa, refletem a proximidade que também tiveram na vida.
As ruas têm histórias
Para se ter uma ideia, Althair Pimenta de Moraes foi museólogo, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI) e uma figura muito respeitada, assim como seu irmão, o Dr. Athayde Pimenta de Moraes, Juiz de Direito, cujo nome dá endereço à Procuradoria Geral do Município (PGM).
E aqui entra uma curiosidade: as ruas Athayde Pimenta e Dr. Barros Júnior, que cercam a PGM, levam nomes de iguaçuanos que exerceram a magistratura.
Um apelo…
Nossas ruas, escolas, praças e viadutos levam nomes de personagens que, em sua maioria, fizeram por merecer. Parte significativa deles é fundamental para a nossa história. Popularizar as referências sobre essas figuras - quase desconhecidas da maior parte da população - é promover uma verdadeira imersão no passado.
Somos uma cidade quase bicentenária, cujas ruas são vistas meramente como endereços postais, e não como reverências à nossa memória.
