O curta-metragem “Conexão”, criado, dirigido e com atuação de bolsistas do curso de Cinema da PUC-Rio, foi selecionado para a mostra "Short Film Corner", em Cannes, na França, em maio. Pensado durante o período pandêmico e gravado no retorno às aulas presenciais, em 2022, a obra recorreu ao financiamento coletivo através de vaquinhas virtuais. Isso mostra que o curta é fruto de um esforço conjunto de estudantes famintos por produzirem após pandemia e com as suas cabeças latejantes de ideias. Mas o esforço valeu: Depois de dois anos de produção, a exibição será em sessão exclusiva na mostra "Short Film Corner", na ocasião em que cinéfilos do mundo inteiro estarão com as suas atenções voltadas para Cannes. E lá, é claro, poderão ver o trabalho produzido pela turma de Cinema da PUC-Rio que se se juntará aos representantes do Brasil em um dos maiores festivais da Terra. E, para de Nova Iguaçu, o DNA iguaçuano estará lá, em especial na direção de fotografia, exercida por Gabriel Guimarães.
A estória se passa em um mundo de constantes mudanças e autoconexões, onde a personagem Valentina desaparece buscando refúgio nas redes sociais, mas o seu “santuário” desmorona com a queda do Wi-Fi. Perseguida por sua própria ansiedade, ela percebe que a verdadeira ameaça está no seu íntimo. O suicídio, é claro, não é sua solução! Mas essa é só uma palinha e dica das mensagens que o curta traz.
VISÃO DA DIRETORA
A ideia surgiu na pandemia e foi escrita com um desejo muito grande de ser gravado. O jeito foi recorrer às “vaquinhas virtuais”. Hoje o trailer simboliza toda a angústia sentida naqueles dias e foi gravado com crowdfunding numa produção de cerca de R$ 2 mil.
“Percebi a oportunidade assim que voltamos ao presencial na universidade. Convidei amigos e pessoas interessadas em estar em um set para trabalhar no projeto. Foi o primeiro set de todos ali. Basicamente aprendi muito com essa experiência. Nunca desisti do filme, apesar dos erros, dos tropeços, das dificuldades, sempre busquei soluções criativas”, contou a diretora Julie Ketlem.
Como tempo é dinheiro e, neste caso, o recurso para produzir era escasso, a equipe teve dia de ficar até 18 horas seguidas fazendo ajustes e filmagens.
A ficha técnica é composta assim: direção e realização - Julie Ketlem; roteiro - Julie Ketlem e Ana Luiza Prates; direção de produção - Raquel Galdino; direção de fotografia - Gabriel Guimarães; direção de arte - Alexandre Carneiro e Carolina Monteiro; montagem - Letícia Monteiro e Julie Ketlem; desenho sonoro e mixagem - Leon França; e animação - Sofia Travassos.