A ARTE CONTRA O RACISMO ESTRUTURAL EM DESTAQUE NA GALERIA DE ARTES FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de nov. de 2022

A ARTE CONTRA O RACISMO ESTRUTURAL EM DESTAQUE NA GALERIA DE ARTES FENIG


“Mulher preta com muito orgulho e apaixonada pela arte. Comecei a trabalhar com as artes visuais durante a pandemia. Apesar de ter sido um início bastante obscuro, aproveitei para dar voz ao meu sonho pintar”, descreve Roberta Gomes, artista visual que apresenta suas obras na exposição “Raízes da Baixada”, a partir da próxima terça-feira (22), na Galeria de Artes Fenig, na Rua Governador Portela, 812, 2º andar, no centro de Nova Iguaçu. O evento é uma das iniciativas do Mês da Consciência Negra, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30min, com entrada gratuita.

“A Galeria de Artes Fenig está aberta a todos para conhecerem às obras dos artistas que potencializam a produção das artes visuais em Nova Iguaçu e na Baixada. Neste mês da Consciência Negra nós destacamos esses valores do nosso território e incentivamos que mais pessoas se dediquem à apreciação e à produção das artes visuais”, destacou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

Em “Raízes da Baixada”, Roberta Gomes homenageia representantes da luta contra o racismo estrutural. Homens e mulheres formando opiniões e gerando legado para às próximas gerações. Entre às armas de luta, a Cultura, em segmentos como a literatura afro-futurista, a fotografia documental, as religiões de matriz africana, a tradição da oralidade e a música. Os homenageados são: Cida Santana, Tia Rosa, Macedo Griô, Lu Ain-Zaila, Geraldo Bastos e Jorge Ferreira. Roberta utiliza a técnica da colagem. A curadoria é de Kakau Silva.

“Trabalho com pintura abstrata (expressionismo abstrato) e colagem. São vários temas, como a natureza e o recorte racial. A inspiração vem da trajetória de trabalho com artistas plásticos da Baixada”, detalhou Roberta.

Nascida em Nova Iguaçu e formada em História, Roberta Gomes é produtora cultural com grande atuação também na literatura. Ela lançou o livro “Carolinas da Baixada: Vivências Periféricas”, em homenagem a escritora Carolina Maria de Jesus. Ela também é integrante dos coletivos de literatura: “Fulanas de Tal”, “Sarau Prata Prosa” e “Poesia e Madalenas da Baixada”, do qual também é madrinha. Dentro de todos esses movimentos, Roberta desenvolve as artes plásticas. Ela fez a ilustração para dois textos do livro “Aleatórios”, projeto mensal dos contistas de Nova Iguaçu e para o projeto “Pipa que Jura”. Roberta também participou da exposição “Coming Out International Exhibition Art”, que ocorreu de 25 de junho a 5 de julho, em Milão, na Itália, na M.A.D.S. Art Gallerry Milano.

“É de suma importância ter em nossa cidade um espaço para que os artistas possam mostrar seu trabalho. A Fenig está de parabéns democratizando o acesso a arte”, finalizou Roberta.

A exposição “Raízes da Baixada”, de Roberta Gomes, se junta aos grandes momentos da Galeria de Artes Fenig, entre eles, as recentes exposições “BXDLambe”, de Pietra Canle e Silas Sena, do artista visual Tomas Weverton e a fotográfica “Nova Iguaçu em Foco”, de Paulo Santos. As artes visuais são uma tradição da Fenig, que num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de Artes Fenig em novembro de 2019, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do Mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves, Solange Maria de Souza e Elis Sampaio, dos pintores Jeremias Cristino, Rodrigo Monteiro e Á.t.o.m.o e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostram a força das artes visuais em Nova Iguaçu. Em 2021, o Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, no TopShopping, apresentou as exposições “Mulheres do Mundo”, de Ane Alves e “Art Nerd”, de Rodrigo Cardoso.