TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de ago. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Pesquisas importantes
Quando eu e a saudosa jornalista e cientista social Cláudia Maria começamos a pesquisar a história da primeira vereadora de Nova Iguaçu e do Estado, Carmelita Brasil, sabíamos o quanto o estudo representaria para o Município. E foi através da sensibilidade do ex-presidente da Câmara e atual prefeito, Dudu Reina, e do presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, que conseguimos fazer uma exposição que deu visibilidade a trajetória de Carmelita Brasil Monteiro, tirando essa mulher do apagamento histórico. Então digo que, brevemente, vou apresentar outro trabalho, algo igualmente importante para o Município e que tem deixado amigos pesquisadores e historiadores empolgados. Algo que se refere ao primeiro governante da Villa de Iguassú. Este detalhe será apresentado no dia 12 de setembro, no lançamento do livro que trará mais de trinta personagens da então “Grande Iguassú”.

Novo presidente
O músico Daniel Guerra foi eleito presidente do Conselho Municipal de Cultura de Nova Iguaçu. Experiente, ele já fez parte do Conselho Estadual de Cultura e lutou muito por mais investimentos em cultura, por parte do Estado, na região da Baixada Fluminense. Desejo ao Daniel Guerra, que por acaso é meu parceiro em uma composição musical, muito sucesso na condução dos trabalhos.

Nas ruas
Dos últimos prefeitos que ocuparam cargos, Dudu Reina tem parecido ser aquele que mais circula nos bairros. Essa é uma característica sua e que está ficando cada vez mais com a sua marca. É bom lembrar que quando as chuvas castigaram Nova Iguaçu, logo assim que ele tomou posse, Dudu chegou a ser visto nas ruas até altas horas da madrugada.

Nas ruas II
Na quinta-feira à noite, dia 13, já passava das 22h, o prefeito Dudu Reina podia ser visto ao lado vereador Douglas Nadaes nas proximidades do bairro Rancho Novo e adjacências. Além de acompanhar o vereador no bairro, Dudu aproveitou para ver a iluminação pública. Pequenas ações assim vão caracterizando a imagem do prefeito que vai às ruas fiscalizar as ações dos serviços públicos.

Nova Iguaçu 200 anos
Em 2033 a cidade completa o bicentenário de fundação. Acredito que seria importante a criação de um grupo de estudos para a realização de um material a ser trabalhado até lá. Acho que está na hora de um pontapé inicial e o prefeito Dudu Reina poderia aproveitar essa oportunidade para deixar como legado, também, o início dos preparativos para o bicentenário.

Do passado para o futuro
Em dezembro de 2000, o então presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Mario Marques, com a ajuda de Luiz Martins de Azeredo e do historiador Ney Alberto, lançou um livro comemorativo da Câmara. Esta é a única publicação que fala da história do Poder Legislativo municipal, porém defasada. Seria interessante o presidente Dr. Marcio Guerreiro a publicação de um material assim. Olha que estou falando aqui nesta notinha: “São vinte e cinco anos da publicação desta obra e o nome de Mario Marques ainda é lembrado pela edição que fez em 2000. Se ele quer ser lembrado no futuro, acho que publicar um novo livro ampliado seria o ideal”. Repito: Mario Marques é lembrado até hoje, também, por este trabalho.