Quem frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculos (SCFV) dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Belford Roxo, tem recebido dicas valiosas para abrir mão de alimentos embutidos, ultraprocessados, com gorduras trans, saturadas, com açúcares, sódio e aditivos quÃmicos, aqueles que provocam risco à saúde, no cardápio diário. Para a turma que a maioria já passa dos 60 anos, no prato, só refeições saudáveis e nutritivas. A mudança de hábito surgiu através das palestras que o setor de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem desenvolvendo nos equipamentos.
O projeto: Redução de Danos nos Alimentos, coordenado pela secretária especial Marcelle Correia, teve inÃcio no Restaurante do Povo, onde fez sucesso junto aos usuários. “O trabalho é bem didático e desperta interesse. Na verdade, uma prevenção à s doenças cardÃacas, diabetes e obesidade. Por isso, resolvemos estendê-lo aos Cras”, disse o secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos.
TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO
Nutricionista do projeto, Suellen Aguiar, especialista em nutrição clÃnica, comportamento alimentar, desportiva e materno infantil, reeducação alimentar, hipertrofia e emagrecimento, destacou: “O objetivo das palestras é promover a conscientização sobre como fazer escolhas alimentares possÃveis e mais saudáveis no dia a dia, reduzindo os danos causados pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados ou com baixo valor nutricional”.
ORIENTAÇÕES RECEBIDAS
Moradores do Bairro Vila Pauline, Maria Aparecida Nascimento, 67, assegurou ter gostado muito das orientações recebidas no Cras Santa Marta. “Minha experiência foi maravilhosa. O que eu sabia, eu estou melhorando. O que eu achava ser saudável, não era. Agora aprendi que tem opções melhores. Vou deixar minha alimentação mais nutritiva, reduzindo açúcar e sódio”, garantiu. Rosangela Nunes, do SCFV do Cras Santa Teresa, afirmou ter descoberto que vinha comendo alimentos que pensava ser nutritivos. “Estava comendo de forma errada. Aprendi tudo e vou passar as informações para a minha filha. Vai ser bom para nós duas. Comia biscoitos cheios de açúcar e não sabia. Vou me policiar”, garantiu.