Por Almeida dos Santos
Evento histórico
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou, na última quarta-feira (24), sessão solene pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, organizado pelo vereador presidente da Comissão, Dr. Robertinho, contou com a presença de cinco ex-secretários municipais de Saúde do Município. Um deles, hoje vereador membro da Comissão, Dr. Manoel Barreto.
Atenção!
A Secretaria Municipal de Cultura está cadastrando grupos de culturas tradicionais, festas populares, folia de reis, jongo, rodas de samba, assim como aqueles voltados para atividades culturais envolvendo cultura afro-brasileiras, povos originários entre outros. Para fazer o cadastro basta entrar em contato pelo telefone (21) 2666-0172 ou através do e-mail cadastrosemc.ni@gmail.com.
O que reserva 2026
Será que a Câmara terá candidatos nas eleições do ano que vem? A resposta é sim, mas não imagino quantos. Por enquanto o vereador Vaguinho Neguinho é quem tem demostrado interesse, conforme já escrevi aqui anteriormente. Mas o interessante é lembrar que a Câmara conta hoje com 23 vereadores e seria estranho acreditar que somente um tentaria alçar voos mais altos.
Trabalho importante
Venho trabalhando em minibiografias de personagens que tiveram importância significativa para Nova Iguaçu. Pessoas da década de 20 do século passado para cá. Um trabalho despretensioso, sem objetivo de ser publicado por agora, mas mostrando muitos nomes que ao longo do tempo estão sumindo da memória do povo. Como disse, não é um projeto para agora, mas com certeza, ajudaria muito a compreender a grandeza de pessoas que ajudaram a engrandecer a cidade.
Marca própria
Dudu Reina não é um prefeito de gabinete. Olhando bem, sempre tem um tempo na sua agenda para prestigiar uma atividade ou outra que acontece no Município, isso quando não está na rua acompanhando, à noite, a execução de serviços públicos. Isso é muito importante, afinal, estar perto do público é fundamental para avaliar o próprio governo.
Homenagem
E por falar em estar sempre em atividade, na última quinta-feira (25), Dudu foi agraciado pela Câmara Municipal de Mesquita, através de uma proposta do vereador Diogo Talento, com a Medalha José Montes Paixão, a maior honraria oferecida pelo município caçula da Baixada.
Seria muito bom
Como se sabe, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu completa 50 anos de criação este ano. Como tenho dito, a Fenig tem feito um trabalho de resgate da sua história e que futuramente vai gerar uma publicação sobre isso. Bom seria se outros órgãos fizessem o mesmo, afinal ainda teremos três anos da gestão Dudu Reina e se cada secretaria e ou empresa pública fizesse um trabalho sobre a sua respectiva história, até o fim do governo teria uma coleção inédita e importante para o Município.