TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de out. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Belo início
O médico e empresário Dr. Henrique Paes, que estreia na política concorrendo a deputado federal pelo PSDB, fez até aqui uma campanha rara de se ver. Não fez ataques a nenhum concorrente adversário. Dr. Henrique apresentou propostas para as mais variadas áreas enfatizando as questões ligadas à inclusão social e à saúde. Recentemente, colocou nas redes, um vídeo agradecendo o empenho de cada pessoa aliada e colaboradora na sua campanha. O que se pode dizer é que ele é uma força política que, independente do resultado, já se consolida como alguém novo no cenário político iguaçuano. Um belo início na carreira política, independente dos votos que obtiver.

Belo início II
Além de ter feito o que se chama de “campanha limpa” e sem ataques aos adversários, Dr. Henrique Paes disse que não faria carreatas em respeito às pessoas autistas e ao trânsito da cidade. Uma decisão que se diferencia de muitos candidatos, quando pensam nos votos e não nas pessoas.

Esboço para 2024
Enfim, acontece amanhã o primeiro turno das eleições 2022. Os resultados das urnas indicarão apenas os que vão representar Nova Iguaçu nos parlamentos. É o primeiro indício mais claro das forças políticas que sairão das urnas em 2022 com um esboço do que será a disputa em 2024. Passado o primeiro turno, será mais fácil ver como e quem ficará com o papel de representar o grupo do prefeito Rogerio Lisboa na disputa por sua sucessão.

Forças emergentes
Uma coisa que precisa ser observada nesta disputa é quem mostrará força eleitoral. Rogerio Lisboa está no exercício do seu segundo mandato e naturalmente vai querer apontar quem será o seu sucessor. Para isso, vem habilidosamente montando um grupo que conta, inclusive, com quem não foi testado nas urnas. Acredito que o resultado dessa eleição será um divisor que evidenciará quantos grupos políticos existem dentro do governo.

Noite saudosa
Um evento que aconteceu na OAB Nova Iguaçu na noite de quinta-feira, dia 29, serviu para o cumprimento de uma reparação importante. Presentear a cidade e a memória política dela dando nome a uma rua para um dos seus filhos mais ilustres, o Dr. Francisco Amaral, figura expressiva que passou pelo mundo da política, sendo inclusive vice-governador, e também marcou a memória iguaçuana como Juiz de Direito. Familiares e amigos se reuniram na sede da OAB para homenagearem a memória do Dr. Francisco Amaral. Um dos autores que ofereceu ao Dr. Francisco Amaral o nome de rua foi o presidente da Câmara, Dudu Reina.

Esperança petista
A esperança de muitos petistas iguaçuanos é que uma possível vitória do PT para presidência pode deixar Nova Iguaçu e sua a militância com os ânimos acirrados. E isso de olho na reconstrução de pautas municipais do partido para uma possível disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu em 2024.