TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

12 de abr. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Limpeza dos rios
Há mais de 20 anos o Governo do Estado desenvolveu um projeto de limpeza dos rios na Baixada em conjunto com as prefeituras. As enchentes pararam por um bom tempo e ensinaram que os rios não podem ser limpos por etapas. Todos os municípios por onde eles passam precisam fazer o trabalho ao mesmo tempo. Isso nunca mais aconteceu e as últimas chuvas mostraram que não aprendemos a lição. Já está na hora dos prefeitos trabalharem juntos com ajuda do Governo do Estado.

Se conselho fosse bom...
Não se dava e muito menos se vendia. Mas é sempre bom lembrar que neste ano de eleições, os eleitores da Baixada Fluminense precisam estar atentos para os candidatos que aparecem de última hora. Podemos até parecer repetitivos nisso, mas nunca é demais lembrar que “a prata da casa” deve ter prioridade. Com um milhão de habitantes, Nova Iguaçu pode decidir qualquer eleição, isso sem falar em outros municípios que compõem a região. Precisamos de mais representatividade para que possamos ser ouvidos.

Olha o bolo doido!
Vai ou não ter o Carnaval fora de época em Nova Iguaçu? Os festejos de Carnaval foram adiados para abril, aproveitando o feriado de Tiradentes e de São Jorge. O que se sabe é que existe a Festa de São Jorge que, tradicionalmente, é realizada em Nova Iguaçu e nas imediações da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge. Tomara que nenhum folião vá fantasiado para a festa que é religiosa.

Por falar em Carnaval...
É óbvio que o clima não é o dos melhores para se realizar um Carnaval com pompas. Muitas famílias foram afetadas pelas chuvas e não há clima para isso com tanta gente sofrendo. Mas pode ter certeza que se houver festa de São Jorge aparecerá gente reclamando se não tiver a festa de Momo. Só estou alertando para um fato previsível.

Na ponta do lápis
Se colocar na ponta do lápis, desde o governo Nelson Bornier que não acontecem os desfiles das escolas ou blocos da cidade. De lá para cá, após um acidente que aconteceu na avenida, os desfiles de Carnaval foram suspensos. E na gestão do prefeito Rogerio Lisboa nada aconteceu também. Com o surgimento da pandemia, isso se agravou ainda mais. Pelo que está parecendo, Nova Iguaçu está virando cidade de retiro durante o Carnaval.

André, o experiente
Caso o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), seja eleito senador, pode ter certeza que a Baixada Fluminense terá um legítimo defensor da região na Casa Alta, local para políticos que tem experiência. E se uma coisa que não falta ao André Ceciliano é a capacidade de fazer política com o olhar voltado para o desenvolvimento do Estado.

Excelente notícia
O presidente da Câmara, Dudu Reina (PDT), já anunciou o interesse de criar um Centro de Memória do Poder Legislativo. Pelo que estou sabendo o pensamento sobre a criação está amadurecendo e poderá representar para a memória da cidade e do Legislativo local uma das maiores iniciativas das últimas décadas.