HÁ PRECISAMENTE MEIO SÉCULO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de abr. de 2022

HÁ PRECISAMENTE MEIO SÉCULO


Cumprindo um vasto programa de inaugurações por ocasião das comemorações alusivas ao 9º aniversário do Movimento de 31 de março de 1964, o prefeito Joaquim de Freitas, no último sábado, entregou à população iguaçuana várias obras (umas feitas e outras concluídas no seu período de dois meses de governo), destacando-se aqui a passarela construída em frente à Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, sobre o leito da linha férrea.

******

Althair Pimenta de Moraes, pesquisador em História e Museologia, uma das mais brilhantes inteligências de Nova Iguaçu, revelou mais uma vez o seu amor pela antiga Maxambomba, num tom de rigor e informalidade que só os que conhecem na intimidade podem atestar, sobretudo pela lucidez com que interpreta sociologicamente as transformações da nossa História, ao prestar, semana passada, importantes declarações ao CL, quando falou à nossa reportagem sobre a urgência em “salvar a Fazenda São Bernardino”.

******

Nome em rua e “título de cidadão iguaçuano” passaram a cair nos lugares comuns das coisas distribuídas sem critério (por sinal, continua assim 50 anos depois). O imediatismo eleitoreiro vai substituindo antigos nomes, de logradouros já batizados e popularmente conhecidos. Ninguém, por mais mérito que possua, deveria ter o seu nome a substituir denominações que pertencem ao passado e à História de suas localidades. (Negócio é o seguinte, Ney Alberto)

******

Dia 1º do corrente, às 10h, realizou-se no Colégio Afrânio Peixoto a 17ª reunião da Diretoria e Conselho Municipal da UBT, seção de Nova Iguaçu, presidindo-a o vice de administração, Valter Faria Pacheco.

******

Conforme convocação pela imprensa, realizou-se dia 3 do corrente, às 21 horas, na Arcádia Iguaçuana de Letras, uma assembléia geral, sob a presidência do Dr. Ronald Cardoso Alexandrino, presentes os confrades Althair Pimenta de Moraes, Cial Brito, José Fróes Machado, Luiz de Azeredo e Rui Afrânio Peixoto, sendo ali devidamente representados mais os árcades Deoclécio Dias Machado Filho, Enéas Marzano, Humberto Gentil Baroni, Luciano Muniz Freire Pinto, Newton Gonçalves de Barros, Raul de Figueiredo Meireles e Valdemiro de Faria Pereira.

******

O lançamento da candidatura do Dr. Francisco Amaral (deputado federal) e do Dr. Humberto Santos (deputado estadual) repercutiu favoravelmente nos meios políticos, excedendo em muito às expectativas. Diversos emedebistas agastados com a atuação do Diretório Municipal e, mormente, do seu presidente, Dr. Getúlio Barbosa de Moura, desistiram totalmente de apoiar este último, e decidiram colocar suas esperanças na nova dupla, com a finalidade de revitalizar o partido (que anda com um pé na cova) no Município, criando uma mentalidade totalmente distinta da atual maneira de se praticar a política. (A Semana, J. Pontual)