O GRANDE PROCÓPIO VIVE EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de abr. de 2022

O GRANDE PROCÓPIO VIVE EM NOVA IGUAÇU


“A presença de Procópio Ferreira em Nova Iguaçu é notícia que se impõe, não só no sentido da informação, mas também no sentido da gratidão e reconhecimento ao consagrado intérprete nacional da difícil e bela arte.

Há algum tempo reside, com seus familiares, no Caonze. Tal acontecimento nos liga não só à história do grande Procópio, senão ainda à do próprio teatro.

É encantador saber que, apesar das administrações falidas ou indiferentes à cultura, alguma coisa ainda funciona na base do atrativo, chamando altas personalidades da cultura do Brasil para viver em Nova Iguaçu.

Longe de Copacabana e de Paraíba do Sul, o pai afetuoso pensa na formação dos filhos: Maria Lígia e Maria de Jesus Ferreira, João Procópio Ferreira Filho e Francisco Procópio Ferreira estão estudando no Colégio Leopoldo. Mas a vida continua agitada. Vai sempre a São Paulo. Não sai do Rio.

Vendendo alegria, foi como a reportagem o encontrou. Satisfeito com a casa que comprou de Habib, em Nova Iguaçu, e, não é necessário dizer, com a presença brilhante de Bibi Ferreira em ‘Hello, Dolly’. No Rio, em breve, Procópio deverá inaugurar o Teatro Manchete, com a peça de sua consagração como ator, ‘Deus lhe pague’. Em São Paulo querem-no os jovens em peça também musicada, numa verdadeira enciclopédia do teatro nacional: ‘Procópio conta a história do Teatro Brasileiro’.

Paralelamente a outras atividades, vai iniciar filmagens para a TV de peças do antigo repertório: ‘Maria Cachucha’, ‘O Avarento’, ‘Não casarás’, ‘Presente do céu’ e outras. Sempre jovem, seu ideal maior é o de dialogar com os jovens nas escolas, nas universidades e academias literárias, para falar-lhes da importância do teatro na formação cultural.

O que desejamos de coração é que Procópio Ferreira – que já é nosso há muito tempo através de sua arte – encontre campo em nossa terra para suas atividades. Quem sabe as autoridades agora não se lembrarão de um teatro? E que possamos, em breve, cumprimentá-lo de novo quando do lançamento de sua autobiografia ‘Procópio apresenta Procópio’”.

(Íntegra do texto publicado como matéria de primeira página, com foto, na edição de 1º de maio de 1966)