TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de fev. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Caminhando para o Senado
André Ceciliano (PT) anunciou esta semana que será pré-candidato ao Senado Federal pelo PT. Hoje, André é o presidente da Alerj e conseguiu, dentro da Assembleia Legislativa, uma força política que o coloca forte no páreo para representar a Baixada Fluminense e o Rio de Janeiro no na chamada Casa da Experiência, o Senado Federal.

Falando do Senado…
Este ano os eleitores irão escolher um representante para completar a bancada dos três senadores do Rio de Janeiro. Cada Estado tem três representantes ao Senado. Os três senadores em exercício e representando o Rio no momento são: Carlos Portinhos (PL), que ficou no lugar de Arolde Oliveira e ficará no cargo até 2027. O outro é Flávio Bolsonaro, também do PL e que tem mandato até 2027. Quem está no último ano de exercício no mandato é o senador Romário. Um detalhe que é importante observar, é que todos os senadores da bancada que representa o Rio de Janeiro são do Partido Liberal.

Importante para a Baixada
A candidatura do presidente da Alerj, André Ceciliano, um legítimo morador e, como se diz atualmente, “uma cria da Baixada”, coloca a região que representa um quarto do eleitorado na condição de representar a região e dar voz à Baixada Fluminense no Senado Federal. O último senador eleito na Baixada Fluminense foi Hydekel de Freitas, que entrou após ser suplente exercendo um mandato de agosto de 1990 a 31 de dezembro de 1995.

Pacto regional
A Baixada Fluminense é uma das mais importantes para a economia do Estado. Das 92 cidades, 13 compõem a Baixada Fluminense. A candidatura de André Ceciliano deve ser interpretada pela classe política como um pacto para a região. André é o nome da Baixada que agrega todas as condições para ser um senador atuante e capaz de dar mais visibilidade a região com as suas lutas que discute a macropolítica do Estado.

Como dissemos…
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PDT), está mesmo empenhado em criar o Centro de Memória da Câmara. Tem se dedicado com entusiasmo nessa tarefa. Caso seja realizada, esse Centro de Memória representará um dos maiores avanços da cidade no campo legislativo.

Guarde esse nome
O Dr. Henrique Paes, que está se articulando e preparando a sua candidatura para deputado federal, se eleito, mudará o cenário representativo de Nova Iguaçu em Brasília. Aguardem para ver.

Não custa nada…
A variante Ômicron é mais transmissível. Às ruas do centro de Nova Iguaçu estão lotadas, assim como estão lotadas às vagas para tratamento da Covid-19. A Secretaria de Saúde deveria atuar fazendo campanhas de conscientização nos lugares de grande aglomeração. A situação está preocupante e não custa nada uma ação preventiva dentro deste cenário triste.