TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de mar. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Carmelita Brasil
Neste mês das mulheres, o presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PDT), vai resgatar uma das mais importantes personagens da história do município das décadas de 30 e 40. Trata-se de Carmelita Brasil, que foi vereadora pelo PSD entre os anos de 1947 a 1950.

Carmelita Brasil 1


Além de um vídeo que deverá ser apresentado sobre a vida de Carmelita Brasil, com o depoimento da sobrinha Nádia Ribeiro falando um pouco da sua vida, serão expostos materiais como fotos e recortes de jornais.

Carmelita Brasil 2
A coleta e organização do acervo, além das fotos e da confecção do vídeo, contou com a participação dos profissionais Juarez Mariz (filmagens), Paulo Santos (fotografia), da jornalista Cláudia Maria e do jornalista Almeida dos Santos.

Carmelita Brasil 3
Carmelita Brasil (foto) não foi apenas a primeira mulher a se eleger vereadora em Nova Iguaçu. Ela foi funcionária da Prefeitura Municipal, foi também a primeira mulher na história a presidir uma escola de samba, e também, assim como na década de 30, antes mesmo de ser eleita vereadora, apoiava a prática de esportes na cidade e ainda organizava festas juninas na época.

Carmelita Brasil 4
Uma das curiosidades sobre a vida de Carmelita Brasil e que será apresentada ao público, é a casa onde morou, situada à Rua Floresta Miranda, e no imóvel que hoje funciona o CAPs Jair Nogueira, no centro de Nova Iguaçu. Na casa de Carmelita eram feitas constantes reuniões com os políticos influentes da região.

Triste constatação
Apesar do seu papel pioneiro na história de Nova Iguaçu, Carmelita Brasil não é nome de nenhuma rua ou de qualquer aparelho público que possa preservar o seu nome na história iguaçuana. Uma triste constatação que deverá ser revertida pelo presidente da Câmara, Dudu Reina, que deverá criar a Comenda Carmelita Brasil destinada às mulheres que se destacam na sociedade. Uma iniciativa importantíssima para o resgate de uma pessoa detentora do pioneirismo de ser a primeira mulher eleita pelo voto em Nova Iguaçu.

Evento
O evento sobre a exposição “Carmelita Brasil – Vida e obra” está previsto para acontecer dentro ainda do mês de março, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Porém, para evitar aglomerações, esse material e o vídeo serão expostos nas redes sociais da Câmara.