PROCON ORIENTA COMÉRCIO SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA ABERTURA PARCIAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de jun. de 2020

PROCON ORIENTA COMÉRCIO SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA ABERTURA PARCIAL


Seguindo os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Nova Iguaçu para a retomada das atividades econômicas mantendo-se os cuidados para a prevenção da pandemia da Covid-19, o Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou uma operação de orientação na Baixada Fluminense na última quinta-feira (25). Dez estabelecimentos de Nova Iguaçu receberam a equipe de fiscalização que orientou sobre as medidas obrigatórias para a reabertura das lojas ao público.

Para manter a segurança de funcionários e consumidores nas atividades comerciais retomadas com a flexibilização uma série de procedimentos foram estabelecidos pelo Decreto Municipal 11965/2020 da Prefeitura de Nova Iguaçu: comunicação do limite máximo de pessoas dentro da loja; estabelecimento de rotas de fluxo de entrada e saída; demarcação de distanciamento nas filas; uso de EPIs pelos funcionários e de máscaras pelos clientes; fixação de cartazes com orientações sobre medidas de proteção e procedimentos de higiene; disponibilização de álcool em gel e implementação de barreiras físicas entre os funcionários e o público. Os problemas mais recorrentes foram a falta de sinalização de entrada e saída das lojas para controle do fluxo de pessoas e informações expressas sobre a quantidade máxima de clientes que poderiam entrar na loja ao mesmo tempo.

As lojas Ponto Frio, Prolar, Di Santinni, Vivo, Baggagio e Tele Rio apresentaram problemas com a sinalização. Além delas, as Casas Bahia e Destak também não indicavam o limite máximo de ocupação e a Humanitarian não sinalizava a entrada e a saída. Apenas a Baggagio, Destak e Street Shoes tinham problemas com demarcações de distanciamento nas filas. A Vivo não exibia cartazes orientando o uso de máscaras pelos clientes. Todos os problemas encontrados foram corrigidos imediatamente pelos lojistas e as lojas de calçados foram orientadas sobre a proibição de experimentar os produtos.

Os esforços para evitar aglomerações e conter a pandemia continuam sendo feitos em vários locais. Os fiscais constataram que grande maioria das medidas estavam sendo seguidas. Desde o início da reabertura do comércio varejista esta é a segunda ação de cunho orientador da autarquia – a primeira foi em Shoppings Centers na semana passada.

LOCAIS FISCALIZADOS

1 – Casas Bahia – Av. Governador Amaral Peixoto, s/nº – Centro – Nova Iguaçu;

2 – Prolar – Av. Governador Amaral Peixoto,49 – Centro – Nova Iguaçu;

3 – Ponto Frio – Av. Governador Amaral Peixoto,75-95 – Centro – Nova Iguaçu;

4 – Di Santinni – Av. Nilo Peçanha, 85/89 – Centro – Nova Iguaçu;

5 – Vivo – Av. Governador Amaral Peixoto, 427 – Centro – Nova Iguaçu;

6 – Bagaggio – Rua Otávio Tarquino, 141 – Centro – Nova Iguaçu;

7 – Destak – Rua Otávio Tarquino, 105 – Centro – Nova Iguaçu;

8 – Street Shoes – Av. Governador Amaral Peixoto, 46 – Centro – Nova Iguaçu;

9 – Humanitarian – Av. Governador Amaral Peixoto, 243 – Centro – Nova Iguaçu; e

10 – Tele Rio – Av. Governador Amaral Peixoto, 400 – Centro – Nova Iguaçu.