CLÍNICA DA FAMÍLIA EDSON PASSOS JÁ ATENDE EM MESQUITA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de jun. de 2020

CLÍNICA DA FAMÍLIA EDSON PASSOS JÁ ATENDE EM MESQUITA

Espaço cuidará da saúde de cerca de 18 mil pacientes, garantindo 
consultas, exames, remédios e outros serviços à população 


O mês de junho ficará marcado para os moradores de Edson Passos como um momento de mudança na saúde. Foi inaugurada no último dia 15 mais uma clínica da família na cidade, no mesmo espaço onde antes funcionava a UBS Edson Passos. Essa é a quinta clínica da família aberta na cidade, que ganhará mais duas nos próximos meses: uma em Juscelino e outra na Chatuba, a Clínica da Família França Leite. Nos primeiros sete dias de funcionamento, já foram realizados 647 atendimentos médicos e de enfermagem, 60 coletas de exames, 153 imunizações e quatro testes do pezinho, entre outros serviços. 

“Em Mesquita, nunca existiu uma política pública focada em ampliar a estratégia de saúde da família. Mas nós decidimos ampliar a cobertura de atenção primária, que era de 19%. Com todas as inaugurações planejadas, vamos chegar até o fim deste ano com uma cobertura em saúde da família de aproximadamente 80%”, adianta o prefeito Jorge Miranda. 

A Clínica da Família Edson Passos tem capacidade para atender cerca de 18 mil pessoas. Para isso, ela contará com cinco equipes distintas – quatro delas já estão em atividade no espaço, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e auxiliares de serviços gerais. No local, a população tem acesso a consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; programa hiperdia; polo de farmácia; testes do pezinho, preventivo, coleta de exames laboratoriais, assim como solicitações para exames de imagem (USG, tomografia, ressonância, raio-x e ECG); encaminhamento para consultas com especialistas da policlínica; curativos; puericultura; equipe de imunização; planejamento familiar; testes rápidos para covid-19; e acompanhamento com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, entre outros serviços. O NASF conta com profissionais de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e sanitarista. 


VISITAS DOMICILIARES

Além de garantirem atendimentos descentralizados para exames, consultas médicas e até recebimento de remédios, entre outros serviços, os pacientes atendidos pela Clínica da Família Edson Passos contam ainda com visitas domiciliares, destinadas aos acamados ou cuja visita à unidade seja ou esteja impedida. Para isso, entram em ação as equipes multidisciplinares de saúde. Nelas estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O cronograma prevê visitas domiciliares a cada dois ou três meses. Mas se existe necessidade especial, como um curativo, esse prazo é encurtado. 

Cada caso é avaliado e, assim, é fundamental a atuação dos agentes comunitários de saúde. Eles ficam em contato constante com os pacientes e vão antes às casas deles, marcando e confirmando o atendimento. Mas, além das consultas médicas, uma visita engloba desde verificação de pressão à coleta laboratorial para exames, curativos, aplicação de vacinas e outros serviços. Muitas das famílias atendidas pela equipe multidisciplinar das clínicas da família se encontram em situação de vulnerabilidade social. Por isso, a equipe conta ainda com apoio de uma assistente social, que pode ser chamada para as visitas. 

A Clínica da Família Edson Passos fica na Av. Marechal Castelo Branco, s/nº, próximo à Praça Darcy Ribeiro, à Escola Municipal Governador Roberto Silveira e à estação de trem Edson Passos. Nesses primeiros dias, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. No entanto, já a partir do dia 29 de junho, ela passará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h, e aos sábados, das 8 às 12h.