DIA DO IDOSO É COMEMORADO NO ESMUTI - Correio da Lavoura

Últimas notícias

1 de out de 2019

DIA DO IDOSO É COMEMORADO NO ESMUTI


O mês de outubro começou animado no Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI). Nesta terça-feira (1º), cerca de 400 pessoas participaram das comemorações pelo Dia Nacional e Internacional do Idoso. Foi a oportunidade para que os frequentadores do equipamento da Prefeitura de Nova Iguaçu pudessem apresentar seus dotes artísticos e aprendizados adquiridos nas diversas oficinas e capacitações oferecidas pela casa.

A festa contou com apresentações musicais, teatrais, de dança, além de exposições de pinturas e origamis (arte japonesa de dobrar papel e criar objetos). Um dos artistas que tiveram suas peças expostas foi Sidney Alves do Nascimento, 63 anos, que levou para o ESMUTI sua coleção de origamis.


“Eu achava que era só fazer barquinho e avião, mas descobri que podemos criar qualquer coisa com papel. O professor Jeferson me deu o primeiro tijolo e me ensinou a construir o que eu quisesse”, recorda o aposentado. “O ESMUTI mudou minha vida. Entrei aqui em fevereiro e desde então estou sempre aprendendo coisas novas”, revela ele.

Sidney é um dos 950 idosos inscritos no ESMUTI. E o número de pessoas atendidas no espaço é cada vez maior. “No início da atual gestão, em 2017, o espaço atendia a cerca de 300 idosos. O prefeito Rogerio Lisboa tem uma sensibilidade muito grande e vem investindo cada vez mais na atenção aos idosos. Por isso a procura pelo ESMUTI é cada vez maior”, disse Alexandre Costa, diretor do ESMUTI.


Além das oficinas de pintura e origamis, a casa oferece aulas de inglês e japonês, teatro, contação de histórias, roda de conversas, aulas de dança, alongamento, ginástica, caminhada, curso de informática, hidroginástica, entre outros. Para se inscrever nas atividades, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa e solicitar o encaminhamento. O ESMUTI funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e fica localizado na Rua Luís de Matos, 736, no bairro da Luz.

Fotos - Alziro Xavier