GOVERNO DO ESTADO RETIRA 593 TONELADAS DE OBSTÁCULOS NO PRIMEIRO DIA DA OPERAÇÃO "BARRICADA ZERO" - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de nov. de 2025

GOVERNO DO ESTADO RETIRA 593 TONELADAS DE OBSTÁCULOS NO PRIMEIRO DIA DA OPERAÇÃO "BARRICADA ZERO"

Ações aconteceram simultaneamente no Rio, em Caxias, 
Nova Iguaçu, Queimados e São Gonçalo e continuam nesta terça-feira


O Governo do Estado do Rio iniciou nesta segunda-feira (24) a Operação "Barricada Zero", ação integrada para remover de forma sistemática barricadas instaladas por organizações criminosas que restringem o direito de ir e vir dos moradores, impedem a chegada de serviços essenciais e dificultam o trabalho das forças de segurança. Foram retiradas 593 toneladas de barricadas em áreas de cinco municípios da Região Metropolitana.

Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a operação reúne esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, secretarias estaduais e prefeituras, mobilizando um trabalho conjunto de engenharia, inteligência, infraestrutura e segurança pública. Ao longo do dia, equipes atuaram no Rio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados e São Gonçalo.


Durante as ações, 220 policiais militares e 60 policiais civis participaram diretamente das operações em comunidades. Foram efetuadas sete prisões.

No Jardim Catarina, em São Gonçalo, policiais localizaram uma estufa de maconha, utilizada para cultivo e preparo da droga.


"Essa ação integrada traz um recado muito claro para os que insistem em interromper o direito de ir e vir dos moradores: nós não vamos mais tolerar que barricadas sejam instaladas no Rio de Janeiro. E, para os que ousarem reinstalar esses obstáculos, a resposta será dada à altura, com operações da Core e do Bope", afirmou o governador Cláudio Castro.

A Operação "Barricada Zero" conta com a participação direta das secretarias estaduais de Habitação, Infraestrutura e Obras, Ambiente e Sustentabilidade, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Cidades, responsáveis pelo emprego de retroescavadeiras, rompedores, basculantes, caminhões de concreto, maçaricos, motosserras e equipes técnicas. As prefeituras dão suporte com serviços de limpeza urbana e ordenamento viário.

"Cada barricada retirada significa um direito devolvido à população. Essa operação foi planejada com rigor técnico para garantir a segurança das equipes e dos moradores. O trabalho será contínuo, com monitoramento das vias para impedir que as barricadas sejam reinstaladas", disse o secretário do Gabinete de Segurança Institucional e coordenador da Operação "Barricada Zero", Edu Guimarães.