TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de set. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Um livro histórico


Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, ficou impressionado com a qualidade das informações contidas no livro “Personalidades Históricas de Iguassú-Império”, lançado na sexta-feira, dia 12 de setembro, no Quintal das Artes, espaço do Complexo Cultural Mario Marques. “O livro é uma prova da grandeza e da importância de Nova Iguaçu desde os tempos do Império. Nele, encontramos personagens significativos como o Marquês de Itanhaém, que foi o tutor de D. Pedro II; a líder quilombola, pouco conhecida, que é a Rainha Marta. Mesmo em se tratando apenas do período imperial, acredito que seja a maior obra publicada sobre personagens do império considerando a região que hoje conhecemos como Baixada Fluminense”, disse Miguel Ribeiro.

Duplicação da Dutra
Solicitada pelos vereadores Jeferson Ramos e Aguinaldo Barbosa ao deputado federal Juninho do Pneu, a Câmara realizou uma reunião que tratou dos impactos que as obras de duplicação da Rodovia Presidente Dutra vêm causando na cidade, além do que o Município ganhará quando elas estiverem concluídas. Os vereadores da Comissão de Obras e Urbanismo fizeram perguntas aos representantes da Secretaria Nacional de Transportes Rodoviários e da Agência Nacional Transportes Terrestres. Manoel Barreto, vereador membro da Comissão, esteve presente e fez as suas considerações. Quem não foi visto foi o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Leonardo Bastos Calijão, que poderia contribuir muito no debate.

Intelectuais
Podemos dizer que quase nunca usamos o 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) como uma data para reverenciar personalidades negras que se destacaram e contribuíram significativamente para o desenvolvimento intelectual e social de Nova Iguaçu. Poderia citar aqui ao menos três nomes, que apesar de emprestarem seus nomes a aparelhos públicos, no geral, suas biografias quase não são divulgadas pelo poder público. Silvino de Azeredo, envolvido em causas abolicionistas e fundador do Correio da Lavoura, Prof. Cial Brito, Amazor Vieira Borges e Cel. Nicolau, isso sem contar com Pythias de Castilho Lobo, que foi vereador. São alguns que poderiam ter suas histórias mais divulgadas. Isso sem contar com Rainha Marta, uma líder quilombola que muito pouco se fala sobre ela.

Direto de Brasília


Direto de Brasília, em busca de recursos para a cidade, o prefeito Dudu Reina usou suas redes sociais, na última quinta-feira, dia 18, para dizer que Nova Iguaçu foi contemplada pelo Governo Federal com R$ 49 milhões para serem investidos em obras de macrodrenagem. E tem mesmo que comemorar, afinal quando ele assumiu, a cidade sofreu com as fortes chuvas que provocaram enchentes. Dudu, na ocasião, veio a público dizer que não mediria esforços para captar recursos para obras de macrodrenagem. O anúncio da conquista de R$ 49 milhões para investir neste tipo de intervenção, é uma vitória para amenizar os seguidos prejuízos que a população iguaçuana vem sofrendo com as fortes chuvas.

É, né!
Um político disse, fazendo referência à PEC da Blindagem, que o partido já tem muitos adversários para que filiados e simpatizantes fiquem criticando nas redes sociais, o fato de alguns deputados federais votarem favoráveis à blindagem dos seus iguais. Ele não conta que se aprovada, a tendência é que as assembleias legislativas sejam beneficiadas também. E como ficaria o caso do político TH Joias, por exemplo? Pois, é!