GOVERNO DO ESTADO CELEBRA 190 ANOS DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO COM LANÇAMENTO DE UM PASSEIO TURÍSTICO PELA BAÍA DE GUANABARA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de out. de 2025

GOVERNO DO ESTADO CELEBRA 190 ANOS DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO COM LANÇAMENTO DE UM PASSEIO TURÍSTICO PELA BAÍA DE GUANABARA

Programa cultural será oficialmente aberta ao público no dia 2 de novembro

(Fotos: Rafael Campos)

O Governo do Estado comemorou, na quinta-feira (23), os 190 anos do transporte aquaviário, com o lançamento de um passeio turístico pela Baía de Guanabara. A atração, que será aberta ao público no próximo dia 2 de novembro, ocorrerá sempre no primeiro domingo de cada mês. Idealizada pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em parceria com o consórcio Barcas Rio, a ação de lançamento do programa contou com a presença da primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, e ofereceu diversos serviços voltados às mulheres no entorno da estação Praça XV das barcas. A iniciativa reuniu órgãos estaduais em referência ao mês de combate e prevenção ao câncer de mama.

"É muito importante o resgate desse turismo para mostrar os encantos do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara, que vem passando por um processo de despoluição. Turismo é história e são 190 anos das barcas. Muitas gerações atravessaram e seguem atravessando essas águas, mantendo viva essa memória", destacou Analine Castro.


Com aproximadamente duas horas de duração, o passeio terá um trajeto de partida e chegada na estação Praça XV e percorrerá pontos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Ilha Fiscal, Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). O ingresso custará R$169, com meia entrada para estudantes e quem comprovar ser morador do Rio. Idosos terão direito à gratuidade.

"Vivemos a nova fase de um sistema que tem quase dois séculos de história, com um novo operador e maior controle do Estado. O resultado disso está nas inúmeras melhorias já realizadas, como redução de tarifas e o recente início da implementação da biometria facial para coibir fraudes. É tempo de celebrar toda essa trajetória e olhar para o futuro, sem medir esforços para aprimorar cada vez mais o serviço e proporcionar eficiência e segurança para os passageiros", ressaltou a secretária Priscila Sakalem.

HISTÓRICO

Em circulação desde 1835, as barcas começaram a ser operadas oficialmente pela Companhia de Navegação de Nictheroy. Ao longo do tempo, outras empresas passaram a operar, como a Empresa Fluminense (1870), que modernizou a frota, e a Cia Ferry (1877), responsável por iniciar as travessias para Paquetá.

Na década de 1960, o serviço foi estatizado com a criação do Serviço de Transporte da Baía de Guanabara (STGB), vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. Com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, a operação passou para o governo estadual, sob a gestão da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (CONERJ). A década de 1990 marcou uma nova mudança. Com a privatização da CONERJ, em 1998, a operação passou a ser gerida pelo consórcio Barcas S/A. Em 2012, o serviço passou a ser administrado pelo Grupo CCR, que permaneceu à frente da operação por mais de uma década.

Em fevereiro deste ano, o sistema começou a ser operado pelo consórcio Barcas Rio, com maior controle estadual, por meio da Setram. Desde março, após a redução da passagem nas linhas Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas - proporcionando economia à população - foram registrados constantes recordes de passageiros. O quinto deles ocorreu no dia 12 de agosto, na linha Charitas, quando foi alcançada a marca de 7.699 usuários. O número representa um aumento de 75% em relação à média de usuários de 2024 e supera os 7.498 registrados em 1º de julho.

Ao longo dos oito meses dessa nova fase do sistema, diversas melhorias foram implementadas em prol dos passageiros, como a instalação de climatizadores em embarcações, a troca dos estofados da barca mais tradicional da frota e o aumento da oferta do transporte. Além disso, a biometria facial - parte das ações contínuas para aperfeiçoar o controle dos benefícios concedidos pelo Governo do Estado - já está sendo ampliada para todas as estações do sistema aquaviário.

ATIVIDADES NA ESTAÇÃO PRAÇA XV

Com apoio das secretarias de Turismo e de Energia e Economia do Mar, a iniciativa contou com a oferta de diversos serviços para as mulheres, em frente à estação de barcas da Praça XV. O Detran proporcionou a emissão da Carteira Nacional de Identificação. Já o Programa Empoderadas levou uma equipe multidisciplinar para ações de conscientização e acolhimento, além de serviços de beleza, como maquiagem, design de sobrancelhas e massagem.

Quem precisou de informações sobre transporte escolar, matrícula e documentação de alunos foi atendido pela Secretaria de Educação, que também esteve presente no local. Também marcaram presença a Patrulha Maria da Penha, da PMERJ, e a Secretaria da Mulher, com a campanha "Não é não, respeite a decisão" e orientação sobre o uso do aplicativo Rede Mulher.

A Agetransp também compareceu com a campanha de conscientização “Respeito no Caminho”, chamando a atenção para o respeito às mulheres durante os deslocamentos no transporte público. A Secretaria de Trabalho e Renda também esteve presente, com oferta de vagas de empregos para mulheres. Além disso, mudas de plantas foram distribuídas pela Cedae.