DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL OFERECE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES NO CIEP CONSTANTINO REIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de out. de 2025

DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL OFERECE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES NO CIEP CONSTANTINO REIS

(Fotos: Jeovani Campos)

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através da Superintendência de Odontologia, realizou na sexta-feira (24), no CIEP Constantino Reis, em São Bernardo, uma série de atividades para comemorar o Dia Nacional da Saúde Bucal. Durante o evento, alunos da unidade aprenderam, por exemplo, técnicas de escovação dentária. Houve ainda uma apresentação teatral com a “doutora sorriso” e “Dentola” e distribuição de kits.

IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS

O superintendente de Odontologia, Daniel Eugênio, explicou que o Dia Nacional da Saúde Bucal foi instituído por lei federal com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal e a saúde do organismo como um todo. A data também homenageia a criação dos primeiros cursos de odontologia no Brasil em 1884. “Temos atualmente dois CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas). Um na Prata e outro no Barro Vermelho, que atendem com encaminhamento”, destacou Daniel Eugênio, acrescentando que no município há 27 Unidades de Saúde da Família (USF) e cinco policlínicas que fazem atendimento de saúde bucal. “No CEO da Prata fizemos 1.290 atendimentos entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro”, completou a diretora da unidade, Rose Freitas.

CENTRO DE ESPECIALIDADES


Os dois CEOs fazem atendimento nas seguintes especialidades: periodontia (trata a gengivite e a periodontite, que pode levar à perda dos dentes); endodontia (tratamento de canal); pacientes especiais; estomatologia (tratamento e prevenção de doenças, incluindo câncer bucal) e bucomaxilo (corrige deformações e outro problemas relacionados à boca).

ORTODONTIA NA TAMOIOS

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, enfatizou que é importante comemorar o Dia Nacional da Saúde Bucal e acentuou que o município está fazendo um bom trabalho na área. “Em breve, teremos na Policlínica Tamoios a especialidade ortodontia, porque muitos pacientes precisam de aparelhos para corrigir a formação dos dentes”, finalizou Feital, ao lado do secretário municipal de Cultura, André Carvalho.

ALUNOS NO ESCOVÓDROMO


Os alunos se encantaram com o escovódromo e com as réplicas de bocas utilizadas para ensinar como se escovar os dentes. Desenvolta e bem falante, a aluna Lorena Vitória, 7 anos, que está cursando o primeiro ano do ensino fundamental, disse que aprendeu a cuidar dos dentes. “Uma das coisas que ensinaram foi que não se pode comer doce todos os dias. Ainda bem que não como sempre”, disse a menina.