No mês de agosto, ação percorrerá 12 cidades com
ações educativas voltadas à população em geral
(Fotos: Leandro Monteiro) |
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) intensifica neste mês as ações de prevenção e orientação sobre a tuberculose em municípios fluminenses. Desde quarta-feira (6), uma unidade móvel da secretaria, com estrutura adaptada, está percorrendo cidades consideradas prioritárias no enfrentamento à doença. Ao longo de agosto, o Circuito TB Sobre Rodas passará por 12 municípios oferecendo atendimentos e orientações individuais, além de atividades educativas voltadas à população em geral. O objetivo é reforçar a luta contra a tuberculose em territórios onde a doença ainda representa um desafio de saúde pública.
A primeira cidade a receber a iniciativa foi Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na quinta-feira (7), a ação aconteceu em Itaboraí, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.
O Circuito TB Sobre Rodas integra a programação especial do Agosto Laranja, mês dedicado à conscientização, mobilização e combate à tuberculose no estado do Rio de Janeiro. A campanha é coordenada pela Gerência de Tuberculose da SES-RJ e marca o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, instituído pela Lei Estadual 5.054/2007 e celebrado oficialmente em 6 de agosto.
"O TB Sobre Rodas estimula os municípios a desenvolverem ações de sensibilização, prevenção e enfrentamento ao preconceito que ainda cerca a tuberculose. Essa interface entre o estado e os municípios é uma das metas do nosso Plano de Enfrentamento à tuberculose, e o circuito é mais uma ferramenta importante para promover essa integração. É uma oportunidade de levar informação, cuidado e prevenção à população", afirma Marneilli Martins, gerente de Tuberculose da SES-RJ.
A dona de casa Vera Lúcia da Silva Cunha, de 57 anos, moradora de Duque de Caxias, aproveitou a ação realizada na Praça Nelson Mandela para fazer o teste de tuberculose. Ela já teve a doença na juventude e ainda guarda lembranças difíceis do período.
"Fiquei muito mal quando tive tuberculose. Tive febre alta, perdi o apetite e cheguei a pesar apenas 35 quilos. Quase morri. Fiquei internada por um bom tempo e contei com o apoio do meu pai. Agora estou gripada e senti dores nos pulmões. Fiquei assustada e vim fazer o teste para ter certeza de que não estou doente novamente", relatou Vera Lúcia, que realizou o teste e pegará o resultado nesta sexta-feira, 8, em uma unidade de saúde do Município.
O mototaxista Paulo Gomes da Silva, de 60 anos, fez pela primeira vez a testagem para tuberculose. Ele considera importante cuidar da saúde e aproveitou a oportunidade. O resultado do teste também sairá na sexta-feira.
"Como a possibilidade de fazer o exame veio até a gente, não poderia deixar passar essa chance", afirmou o morador de Duque de Caxias.
CONFIRA O CALENDÁRIO DO CIRCUITO TB SOBRE RODAS
1 - 11/08 – Magé – Largo da Figueira – Bairro Mauá;
2 - 16/08 – Nilópolis – Rua Alberto Teixeira da Cunha 1.880, Parque Municipal de Gericinó, Centro;
3 - 18/08 – Cabo Frio – Praça Agenor dos Santos, Jardim Esperança;
4 - 20/08 – Rio das Ostras – Praça José Pereira Câmara, no Centro;
5 - 22/08 – Petrópolis – Praça Dom Pedro II, no Centro;
6 - 23/08 – Mesquita – Lona Cultural, na Avenida Baronesa de Mesquita s/nº;
7 - 25/08 – Queimados – Praça Nossa Senhora da Conceição, em Vila das Mangueiras;
8 - 26/08 – Maricá – Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro;
9 - 28/08 – Volta Redonda – Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro; e
10 - 29/08 – Belford Roxo – Alameda Ricardo – Parque das Ferreiras.
A UNIDADE MÓVEL
O caminhão do ‘Circuito TB sobre Rodas’ possui um pequeno consultório e televisão externa embutida para exibição de vídeos educativos em locais públicos, como praças e feiras. A iniciativa vai possibilitar atendimentos individuais com maior privacidade.
A proposta é que os municípios utilizem o espaço como um ponto de encontro para orientação sobre a tuberculose e, em articulação com os serviços locais, também ofereçam testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites. O ambiente é complementado por tendas, cadeiras, mesas e materiais visuais, reforçando a presença da campanha nos territórios.
As ações da SES-RJ visam mobilizar todos os segmentos da sociedade no enfrentamento da doença, que atinge principalmente populações em situação de vulnerabilidade social. De acordo com dados do Ministério da Saúde e da SES-RJ, o estado do Rio de Janeiro tem uma das mais altas taxas de incidência de tuberculose no país, com cerca de 18 mil casos por ano. Em 2025, até junho, foram notificados 4.863 novos casos. Os dados estão disponíveis no painel Monitora RJ (https://monitorar.saude.rj.gov.br/).
O cenário também preocupa em relação à mortalidade. Entre 2022 e 2023, o Brasil registrou 5 mil mortes por tuberculose, sendo pelo menos 800 óbitos no estado do Rio de Janeiro — que ainda enfrenta um dos maiores desafios em saúde pública no combate à doença.