Por Almeida dos Santos
O ex-deputado Delegado Carlos Augusto costuma ir às redes polemizar com adversários. Desta vez mirou no ex-prefeito Rogerio Lisboa, tudo pela simples razão de Lisboa ter publicado um vídeo se mostrando preocupado com a Segurança Pública, um fato que incomoda qualquer pessoa. Carlos Augusto criticou o ex-prefeito por isso. O ex-deputado não deveria achar que possui o monopólio de falar sobre Segurança Pública. Talvez ele acredite que o direito de abordar este tema é restrito e consagrado apenas aos políticos ligados à área em que atua. Segurança Pública é um dever do Estado, assim como direito e dever de todos, previsto no Art. 144 da Constituição Federal.
Monopólio da fala II
Toda e qualquer pessoa, principalmente aquela que vive uma vida pública, precisa e deve expor o posicionamento em relação a um tema que tira o sono dos contribuintes, que é o sentimento de insegurança pública. Essa é uma preocupação que afeta gravemente a população fluminense. Criticar alguém por tratar deste tema, neste caso, é sentir-se afetado, achando que só determinados grupos têm o monopólio de falar sobre o sentimento de insegurança.
Monopólio da fala III
Quanto mais vozes se levantarem para chamar a atenção sobre o sentimento de insegurança pública que afeta o cidadão e a cidadã, melhor. O Delegado Carlos Augusto deveria parabenizar o ex-prefeito por expor uma preocupação legítima com um tema de interesse público da maioria expressiva da população. Não existe monopólio de fala quando um assunto é grave e desta grandeza. Afinal, se o ex-prefeito não abordasse esse tema, mais tarde poderia ser chamado de omisso.
Arte da política
Uma das características de um homem público é ter posicionamentos sobre os principais temas que afligem a população. Favorável ou contrário é louvável se posicionar. Para um homem público, que pleiteia um cargo eletivo, isso é tão necessário quanto ter uma vida partidária e uma vida política, afinal, são elas que apontam os aspectos eleitorais.
Todos sabem…
O ex-prefeito Rogerio Lisboa tem sido cogitado para compor uma chapa majoritária ao Governo do Estado. Alguns, inclusive, imaginam a possibilidade de uma dobradinha com Eduardo Paes. Na campanha passada, quando Lisboa apoiou Dudu Reina na candidatura à Prefeitura, isso já preocupava muitos adversários caso Dudu vencesse. Bem, não só venceu, como venceu no primeiro turno e com uma margem considerável (74,77%) dos votos válidos. Essa vitória foi um passo para colocar Lisboa na condição de ser cortejado por políticos.
Bela homenagem
Após aprovação na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o viaduto de Comendador Soares passará a se chamar Viaduto Ernani Boldrim. A proposta foi apresentada pelo vereador Dr. Manoel Barreto e faz uma justa homenagem ao saudoso Boldrim, figura que foi muito querida no meio político, foi deputado estadual e federal, além de secretário de Estado. Diga-se de passagem, a ligação de Boldrim com bairro era notória.