RIO DE JANEIRO CELEBRA OS 35 ANOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de ago. de 2025

RIO DE JANEIRO CELEBRA OS 35 ANOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Evento “35 anos em 35 dias” será marcado por seminários de debate 
do CDC, além de workshops, debates, exposições e ações culturais


Setembro marca os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma das maiores conquistas da sociedade brasileira na proteção dos direitos do consumidor. Para comemorar, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) promove o evento “35 anos em 35 dias”, uma série de ações, debates, exposições e serviços voltados para a conscientização, celebração e aprimoramento da política consumerista no Brasil.

De acordo com o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esse encontro pretende ser um dos mais completos e qualificados eventos já promovidos no país na área de defesa do consumidor, com caráter comemorativo, analítico e prospectivo. A ideia é levar de forma acessível e abrangente uma grande divulgação dos direitos do consumidor para toda a população, principalmente a mais vulnerável.

“Vivemos tempos em que a informação circula rapidamente e as relações de consumo se tornam mais complexas. Reconhecemos que o Código de Defesa do Consumidor consolidou conquistas fundamentais, mas ele precisa dialogar com os desafios do presente - como as plataformas digitais, a inteligência artificial, a proteção de dados, a sustentabilidade, o ESG, a crise climática e o superendividamento”, afirma Fonseca.

PROGRAMAÇÃO E AÇÕES EM DIVERSOS MUNICÍPIOS

Ao longo de 35 dias, a programação inclui cursos, workshops, seminários, palestras, entrega de medalhas e uma celebração cultural com show na praia de Copacabana. Além disso, a ação “Consumidor Social” levará atendimentos técnicos especializados do Procon-RJ e serviços do Poupa Tempo, como emissão de documentos e orientações jurídicas.

A iniciativa também contará com o 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor, com atendimentos simultâneos em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo todas as regiões do Estado, incluindo a capital.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: UM MARCO PARA O DIREITO DO CONSUMIDOR

Um dos pontos altos do evento será um dos seminários internacionais de Direito do Consumidor mais qualificados já promovidos no país. O evento tem como objetivo revisitar o CDC e valorizar sua trajetória histórica, além de debater temas contemporâneos como o impacto da inteligência artificial e proteção de dados nas relações de consumo; sustentabilidade, ESG e consumo consciente.

Ao final do evento, será assinada a “Carta do Rio de Janeiro pelos 35 anos do CDC”, documento com compromissos para o futuro que pretende propor agendas para os próximos 35 anos, considerando inovação, globalização e direitos digitais.

EXPOSIÇÃO HISTÓRICA NO PALÁCIO TIRADENTES

Entre os dias 1 de setembro e 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, o Palácio Tiradentes, localizado na Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, recebe uma exposição especial com 35 fotos que ilustram momentos importantes da trajetória do CDC desde a década de 1950 até 2025.

A mostra traz uma linha do tempo com marcos históricos como a criação dos primeiros PROCONs, a promulgação do CDC, avanços na regulação do comércio eletrônico, proteção de dados, direitos digitais e os recentes debates sobre inteligência artificial.

EVENTO CULTURAL E DEBATES

Fóruns regionais e seminários internacionais promoverão debates sobre os avanços e desafios na defesa do consumidor, com participação de especialistas, juristas, estudantes e sociedade civil.

Além dos seminários e exposições, o evento terá apresentações gratuitas da peça teatral “Casar Pra Que?”, dirigida por Eri Jhonson, com roteiro adaptado que abordará os direitos do consumidor de forma acessível e divertida.

UM MOVIMENTO DE AÇÃO CONCRETA

Mais do que uma comemoração simbólica, o “35 anos em 35 dias” é um movimento para fortalecer a defesa do consumidor no Brasil.

“A SEDCON busca fomentar a cooperação entre Judiciário, Ministérios Públicos, agências reguladoras, universidades e entidades de defesa do consumidor para garantir que o CDC continue sendo um instrumento vivo e eficaz frente às transformações sociais, econômicas e tecnológicas”, finaliza Gutemberg Fonseca.