TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de set. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Integração


Na manhã da última quinta-feira (28), funcionários da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) visitaram o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. Acompanhados do presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, e do secretário de Cultura, Marcus Monteiro, os funcionários conheceram e se informaram, in loco e com mais detalhes, sobre as obras que acontecem no Parque Histórico e o que elas irão representar, em termos turístico e histórico, para o fortalecimento do sentimento de pertencimento. E tem mais…

Integração II
Em outras palavras, a visitação revela que a relação entre os setores públicos da gestão administrativa pode render um fortalecimento da própria gestão municipal como um todo. É que agora, após a visita, os servidores da Fenig que vivenciaram essa experiência, tornam-se, naturalmente, agentes multiplicadores do que vem acontecendo em Iguassú Velha e, sendo a Fenig também um órgão educativo e cultural, oferecer aos seus funcionários esse acesso é apostar no fortalecimento da própria instituição. É mais uma, entre tantas outras parcerias e interlocução entre a Secretaria de Cultura e a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, que merece ser parabenizada. Isso mostra a importância da integração. Literalmente são órgãos que caminham de mãos dadas.

Fato histórico
Em 1933, no centenário de Nova Iguaçu, foi publicada uma obra que foi impressa nas oficinas do Correio da Lavoura, de autoria do então vereador Américo Vespúcio de Barros Souza e Mello, trazendo biografias de personagens da cidade. Esse material até hoje tem sido fonte de consulta para muitos pesquisadores. Mas, agora, 92 anos depois, mais precisamente no dia 12 de setembro, será lançada uma nova publicação escrita por pesquisadores e historiadores trazendo biografias de mais de 30 personagens iguaçuanos, algumas delas inéditas. Este material, mesmo tratando de personagens do período do primeiro e do segundo reinado, será uma das obras mais amplas até então publicada. Um fato histórico que o prefeito Dudu Reina terá a oportunidade, se quiser, dar continuidade criando, na sua gestão, uma coleção com o maior acervo biográfico referente à Nova Iguaçu, que pode concentrar personagens do período colonial ao republicano.

Lisboa, na boa!
Rogerio Lisboa deixou o governo fazendo o sucessor. Mas, se deixou o governo, isso não significa que tenha deixado à política. Muito pelo contrário! Sem pressa, Rogerio está deixando o seu nome à disposição para possível composição de uma chapa majoritária na disputa pelo Governo do Estado. Mas, caso essa possibilidade não se concretize – isso depende muito das alianças, mas colocar alguém da Baixada numa chapa de disputa pelo Governo do Estado fortalece qualquer candidato –, o ex-prefeito vive a possibilidade de escolher entre vir a deputado estadual ou federal. Quem conhece melhor, sabe que a possibilidade de concorrer a um cargo federal é infinitamente menor que colocar-se à disposição para concorrer a uma cadeira na Alerj. Um concorrente a deputado estadual confortável ao ponto de compor uma chapa majoritária. Em tese, Lisboa está na boa!