![]() |
(Fotos: Marcelo Régua) |
Durante visita às obras da Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis, no bairro de Nova Cidade, no dia 21 de agosto, o governador Cláudio Castro afirmou que irá buscar uma maneira de auxiliar a Prefeitura de Nilópolis na manutenção dos serviços deste aparelho público. “ Vamos olhar com o maior carinho do mundo, achar uma forma de cofinanciamento para essa clínica. Sabemos o quanto a questão animal também é de saúde pública”, ressaltou.
A vistoria do prédio estava na agenda de Cláudio Castro, que participou das comemorações pelos 78 anos de emancipação de Nilópolis. Ao seu lado, o prefeito Abraãozinho agradeceu, mais uma vez, a parceria com seu grupo político, integrado ainda pelo deputado estadual Rafael Nobre e pelo deputado federal Ricardo Abrão. A clínica contará com centro cirúrgico para castração dos pets, quatro consultórios, laboratório e oferecerá vacinação.
Será a única clínica veterinária municipal num raio de 30 km, atendendo não apenas os pets de moradores de Nilópolis, mas de residentes de outros três municípios da Baixada e também do Rio de Janeiro. As unidades municipais mais próximas estão em Duque de Caxias e no bairro da Mangueira, no Rio de Janeiro. Contará com três andares, nos quais estarão distribuídos quatro consultórios, recepção e banheiros.
Terá ainda centro cirúrgico para realização de castração de cães e gatos; sala pós-cirúrgica, sala para exames laboratoriais, ultrassonografia e vacinação. Haverá também um local para isolamento de animais com doenças infectocontagiosas antes da transferência destes para um hospital.
“Esta clínica veterinária municipal é um investimento estratégico que possibilita a cobertura regional de serviços veterinários, protege a população humana e animal de Nilópolis, Rio de Janeiro, Mesquita, São João de Meriti e também de Nova Iguaçu”, afirmou o diretor de Vigilância Sanitária de Nilópolis, Gustavo Naame.
Naame lembrou ainda que a clínica veterinária municipal vai fortalecer a saúde pública animal dentro do conceito de Saúde Única. “Vamos poder atender a população de animais e prevenir zoonoses, garantir atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, oferecer serviços de diagnóstico, tratamento e cirurgias de forma eficiente”, enumerou, acrescentando que irão apoiar campanhas de vacinação, educação e orientação sobre cuidado.