Iniciativa da Firjan Caxias e Região apresenta as alternativas tecnológicas
que podem contribuir com o desenvolvimento da atividade industrial
Buscar soluções inovadoras para impulsionar a indústria fluminense. Foi com esse propósito que os empresários do Conselho Firjan Caxias e Região participaram de uma visita técnica à unidade Firjan SENAI SESI Parque Tecnológico. O grupo formado por empresários atuantes nas áreas química, óleo e gás, madeira, logística, plástico e educação teve a oportunidade de conhecer a unidade, que é referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A ação visou a troca de experiências e a apresentação de iniciativas que podem contribuir para tornar a indústria mais competitiva.
“Foi uma excelente oportunidade para apresentar aos empresários a gama de soluções em tecnologia e inovação pensadas para impulsionar a atividade industrial, com foco na competitividade e sustentabilidade nos diversos setores”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, que atua no setor têxtil e teve a oportunidade de conhecer o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, recentemente incorporado pela federação. A unidade atua na identificação e no desenvolvimento de novos produtos e processos químicos, bioquímicos e têxteis, a partir de recursos renováveis e não renováveis.
A unidade, que funciona no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), faz parte de uma rede de 28 institutos de inovação e 60 institutos de tecnologia do SENAI, com mais de 200 laboratórios. Com mais de 20 mil empresas atendidas, atualmente, a área de Pesquisa e Desenvolvimento trabalha em 67 projetos de alta, média e baixa complexidade para diversas áreas como de Engenharia e Design Industrial, Transformação Digital e Inteligência Artificial, Tecnologias de Materiais, de Químicas e de Meio Ambiente, Biotecnologia e Tecnologias para a Saúde e Química sustentável.
Com uma equipe formada com 147 profissionais, o Parque Tecnológico atua de forma integrada na busca de soluções inovadoras para a indústria em diversos segmentos como agroindústria, setor automotivo, biotecnologia, químico, cosméticos, energia, alimentos e bebidas, saúde, embalagens, papel e celulose, e têxteis.
Durante a visita ao Parque Tecnológico, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos e possíveis aplicações para suas respectivas áreas de atuação. O empresário do setor de reciclagem, Edilson Melo, já conta com o suporte da equipe de pesquisadores na busca de soluções para o reuso da madeira. “É reconfortante saber que temos um espaço como esse, com laboratórios e profissionais de ponta, que, com toda certeza, colocam as indústrias fluminense em uma posição altamente competitiva”, destacou Edilson Melo, que é diretor da empresa Chacovaco, instalada na Baixada Fluminense.
O grupo conheceu as áreas de biotecnologia, de simulação virtual, de inspeção e integridade para o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada, de materiais de fibras e inteligência tecnológica. Os técnicos da unidade apresentaram ainda a planta piloto de produção de fibras químicas, laboratórios de têxteis avançados e tratamento químico de fio, fibra, fita e malha.
Todo o suporte para o desenvolvimento de pesquisas chamou a atenção para os atuantes na área de Educação. “Como educador, considero central a união entre pesquisa, desenvolvimento tecnológico e setor produtivo. Assim a gente faz uma economia e indústria mais forte”, destacou o pró-reitor da Universidade UnigranRio, Davi Silva, que faz parte do Conselho Empresarial Firjan Caxias e Região.
REDE DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
A rede de alta tecnologia da Firjan SENAI SESI, com capacidade de pesquisa aplicada e desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria, conta com sete unidades no estado do Rio. No Parque Tecnológico da UFRJ estão o Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção, o Instituto SENAI de Inovação em Inspeção e Integridade e o Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional. O portfólio de soluções tecnológicas conta ainda com o Instituto SENAI de Tecnologia em Engenharia e Design Industrial, localizado em Vila Isabel e com o Instituto SENAI de Tecnologia em Química e Meio Ambiente, no Maracanã.