A Firjan homenageou, na segunda-feira (23), quatro empresários fluminenses com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro. Na 55ª edição da condecoração, o presidente Luiz Césio Caetano enalteceu os grandes serviços prestados à indústria pelos contemplados. Entre os homenageados está Jacques Siekierski, presidente da empresa Nitriflex Indústria e Comércio, instalada no complexo petroquímico de Campos Elíseos, em Duque de Caxias.
“A Medalha é um reconhecimento e uma homenagem a pessoas e empresas que se destacaram com iniciativas em prol do desenvolvimento industrial do Estado do Rio de Janeiro, seja pela reconhecida excelência dos serviços prestados, ou pela valiosa contribuição para o desenvolvimento da cultura, da ciência e da tecnologia”, declarou o presidente.
Os condecorados foram escolhidos por uma comissão formada por vice-presidentes e diretores da Firjan. “Os homenageados de hoje, sem dúvida, são exemplos de atuação pelo progresso deste setor que é o motor de nossa economia”, discursou Caetano.
Com atuação na Baixada Fluminense, o empresário Jacques Siekierski é de origem polonesa e nascida em Paris. Ele desembarcou no Brasil em 1955, iniciando sua trajetória profissional com a produção de moldes de cartolina para confecção de camisas. Em 1971, fundou a Nitriflex, que se consolidou como um dos principais fornecedores de polímeros especiais e borrachas nitrílicas no Brasil e no exterior. Em 1988, associou-se à ITAP, uma pequena empresa, transformada em referência no mercado de embalagens plásticas. Atualmente, Jacques também é presidente do Grupo Brampac S/A, uma holding que reúne empresas dos segmentos químicos, petroquímicos, farmacêuticos e de embalagens.
CONHEÇA OS OUTROS HOMENAGEADOS EM 2025
Carlos Eduardo de Sá Baptista, presidente da empresa Apolo Tubos e Equipamentos, localizada na Pavuna, zona norte do Rio. Engenheiro com trajetória sólida no setor industrial e empresarial, tendo ingressado na Apolo Tubos e Equipamentos S/A em funções operacionais. No decorrer dos anos consolidou sua liderança e experiência assumindo a liderança executiva da empresa em 1996. Além de atuar na Apolo, o empresário também desempenha papéis de destaque no setor industrial, como gestor da Associação Brasileira de Tubos de Aço (Abitam) e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas no Município do Rio de Janeiro (Sinmetal/CEM Rio). Atualmente, coordena o Núcleo Sindical Rio da Firjan.
Mário Luiz de Mello Correia, sócio da empresa Cereais Bramil, no município de Três Rios, é administrador de empresas formadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O Grupo Mil tem como foco principal o desenvolvimento dos negócios, inovação e empreendedorismo. O conglomerado atua em diversos segmentos como fábrica de argamassa, pedreira, asfalto, água mineral, aço, padarias, comércio varejista de material de construção e rede de supermercados. O empresário teve papel fundamental na fundação do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Três Rios e Região (Sindal), onde exerceu a presidência e hoje é diretor administrativo financeiro. Também atua no Conselho Regional Centro-Sul e na diretoria da Firjan CIRJ, contribuindo ativamente para o fortalecimento da indústria fluminense.
Nelson Layola, conselheiro gestor da Lucitex Confecções, localizado no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. Construiu uma trajetória profissional empreendedora tendo iniciado carreira na antiga Fábrica de Rendas Arp. Por 22 anos esteve na Fábrica de Filó e em seguida fundou na Lucitex, que completou 40 anos de atividade em 2024. Atualmente, aos 82 anos, segue atuante e acompanhando de perto todas as decisões estratégicas e operacionais. Com o tempo, integrou os filhos ao negócio que se desenvolveu para o crescimento da marca no setor de roupas íntimas, com produtos reconhecidos nos mercados nacional e internacional.