TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de jul. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Memória afetiva


Na noite da última quinta-feira, dia 26, o casal de produtores Nelson Freitas e Simone Lopes apresentou, no teatro da Casa de Cultura de Nova Iguaçu, um documentário sobre um dos mais importantes projetos musicais já realizados, em tempos recentes, em Nova Iguaçu. Trata-se do saudoso “Quinta 8:30”, que acontecia em locais como o salão nobre do Esporte Clube Iguaçu, a Praça José Hipólito de Oliveira e o Colégio Afrânio Peixoto. O “Quinta 8:30” era produzido por Nelson Freitas e Silvério Lazaroni, e era uma dos mais aguardados eventos do público. No documentário, o ator Marco Serra foi o apresentador, enquanto às fotografias ficaram por conta de Jorge Ferreira e a direção de Roger Hitz.

Causa e efeito
A disputa interna pela presidência do diretório municipal do PT mobiliza petistas históricos que não estiveram tão empenhados no processo eleitoral de 2024. Entendo que isso é efeito pós-candidatura de Tuninho da Padaria ao cargo de prefeito, afinal, Tuninho foi um candidato que não carregava nenhum traço da militância petista. Após o fraco desempenho de Tuninho no processo eleitoral, nota-se que boa parte dos candidatos foca agora no discurso de que o partido precisa retomar a força da militância. Em outras palavras, a candidatura de Tuninho a prefeito em 2024 é o que mais tem servido de base para o discurso dos militantes mais antigos apresentarem suas candidaturas com o discurso da retomada de um PT das massas, mas não das padarias...

Pequenas ações são importantes
Pequenas ações governamentais, orientadoras, sem precisar de multas em um primeiro momento, podem ajudar o governo Dudu Reina a criar uma marca de gestão como uma administração de diálogo, sem deixar de exigir o cumprimento da lei. No Centro é possível observar farmácias com caixas de som ligadas em volumes perturbadores, inclusive, incomodando aqueles que vão a esses comércios comprar medicamentos. Pessoas que buscam farmácias têm a saúde fragilizada, mas são agredidas por sons altíssimos, fora do bom senso e da lei. Outra situação está ligada aos estacionamentos irregulares nas calçadas. Parece não existir fiscalização em ruas de grandes movimentações de pedestres. Investir no ordenamento dá retorno, sem precisar de gasto.

A pergunta


Qual o legado que Marcio Guerreiro deixará na sua passagem pela presidência do Poder Legislativo? Enquanto presidente, Dudu quitou os aluguéis atrasados, colocou o elevador para funcionar, criou o Centro de Cultura e fez outras ações importantes no campo da administração interna. Em seis meses na presidência da Câmara, Guerreiro não apresentou um fato marcante desde o início de sua gestão. Mês que vem, por exemplo, é aniversário da Câmara, seria uma ótima oportunidade para o presidente da Casa começar a imprimir a sua passagem para que ela, ao menos, seja lembrada no futuro.

Vai vendo…
Estamos distantes das eleições, portanto os pré-candidatos que estão aparecendo ainda não ameaçam os candidatos que possuem redutos fixos em Nova Iguaçu. Mas acredito que, como sempre, a “Cidade Mãe” da Baixada Fluminense será atração dos pretendentes que virão em busca do voto. Como às campanhas estão se consolidando muito nas redes sociais, aqueles que têm os seus redutos virtuais, vão intensificá-las em Nova Iguaçu. Em breve, não tarda aparecer os candidatos bissextos: os que surgem de quatro em quatro anos.