Iniciativa aconteceu de forma simultânea para alunos do
último ano do Ensino Médio em todas as 1.235 escolas estaduais
![]() |
(Fotos: Sandra Barros – Seeduc-RJ) |
Mais de 100 mil estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de receber orientação vocacional voltada para o mercado de trabalho por meio de uma plataforma online lançada, na segunda-feira (12), pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a empresa FutureMe. A iniciativa iniciada na rede pública de ensino, batizada de Dia do Futuro, está auxiliando os jovens de todas as 1.235 escolas estaduais na escolha das futuras profissões dentro e fora da sala de aula.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, abriu oficialmente a ação batizada de “Dia do Futuro”, no Instituto de Educação Professor Roberto Silveira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ela destacou a importância de criar ferramentas que inspirem os estudantes a refletirem sobre seus caminhos e os sonhos além da educação básica.
"Que vocês possam aproveitar esta oportunidade de pesquisa, conhecimento e autoconhecimento. É uma chance única e gratuita. Quantas pessoas estão por aí, no mercado, cobrando para delinear a carreira de vocês? Mas nós estamos aqui oferecendo isso porque acreditamos em um futuro mais justo e mais humanizado", afirmou a segurança.
Durante a ação, os alunos participaram de um teste vocacional inovador e intuitivo, disponível na plataforma do FutureMe. O resultado foi divulgado imediatamente. Além disso, os estudantes puderam explorar, dentro das escolas, o universo das profissões e dos cursos, com a intenção de tomar decisões mais conscientes sobre o futuro.
"Fiz o teste vocacional e deu exatamente o que eu tenho interesse em fazer, que é Psicologia. Esta iniciativa é muito legal, pois amplia a nossa visão de mundo. Muitos jovens acabam indecisos sobre a carreira que pretendem seguir", disse Emily Cristina Silveira, de 18 anos.
Ao longo da semana, os estudantes terão dúvidas sobre temas importantes que costumam gerar preocupação, como “Quais são suas perspectivas de carreira?”, “Já escolheu uma profissão?” e “Você conhece as opções disponíveis em sua área de interesse neste mundo em constante transformação?”.
"Meu pai é militar. Este teste foi essencial para eu ter certeza do que eu quero. Eu estava em dúvida se seguiria na profissão de professor ou na carreira militar. Com a plataforma, tive a notificação de que quero entrar para o Exército", contou a aluna Flávia Lucia Muniz, de 17 anos.
A plataforma continuará disponível para que os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro possam acessá-la também de casa. Os professores mais engajados na iniciativa serão premiados como forma de reconhecimento pelo papel essencial que desempenham na formação de cidadãos.