Por Almeida dos Santos
O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dr. Robertinho, protocolou na última terça-feira, dia 15, um Projeto de Lei que trata do patrimônio histórico. Não há uma lei municipal que trate diretamente deste assunto e, neste caso, a iniciativa do Dr. Robertinho é uma oportunidade de debate mais ampliado sobre patrimônio e registros históricos.
Iniciativa importante II
Somos uma cidade quase bicentenária, berço de grandes nomes, região de edificações históricas e lugares maravilhosos, estradas e vias importantes. Somos possuidores de todo esse patrimônio. Além disso, a cidade conta com um prefeito (Dudu Reina) muito sensível para as questões de preservação e de regate histórico, e um secretário (Marcus Monteiro), conhecido por sua dedicação a este tema. Estamos vivendo um momento oportuno para organizar tudo isso dentro de uma política que envolva mais secretarias, órgãos, instituições e pessoas.
Iniciativa importante III
Marcus Monteiro, secretário municipal de Cultura, tem feito um trabalho de excelência na localidade de Iguassú Velha e muito em breve – mas já tem feito – vai atrair muitos visitantes, não só aqueles movidos por interesses acadêmicos. É aí que entendo que a secretaria de Turismo poderia ser mais colaborativa, atuando na divulgação daquela localidade.
Integração
Não é de hoje que escrevo, desde a gestão do prefeito Rogerio Lisboa, que não temos um órgão de integração governamental vinculado ao gabinete do prefeito. Digo isso não é de agora. Claro que as secretarias têm as suas metas e diretrizes que estão em consonância com a política do governo. Mas sinto que falta uma política de integração partindo do gabinete.
Pule de dez
O ex-prefeito Rogerio Lisboa está nas redes sociais dando claras demonstrações de que será candidato. Lisboa deixou o governo municipal com alta aprovação e uma vitória dele fortaleceria mais ainda a administração Dudu Reina. Imaginem Rogerio, na Alerj, e Dr. Luizinho, na Câmara dos Deputados? Este é um desenho que não está difícil de acontecer.
Piada de salão
A Alerj gastou uma fortuna para fazer uma festa de arromba para comemorar o centenário do Palácio Tiradentes, segundo informam reportagens de vários veículos de comunicação. Mas, a festa, foi fora do Palácio Tiradentes. Foi em um campo de golfe… Que tacada, hein!