Por Almeida dos Santos
As chapas majoritárias esqueceram o Calçadão de Nova Iguaçu como local importante para as campanhas também após as 18h. A partir deste horário somente as bandeiras do Clébio Jacaré (União Brasil) tremulam enquanto centenas de pessoas passam vindas de outros municípios. Elas descem na Estação de Nova Iguaçu e Via Light, ou de pontos de ônibus que ficam no entorno do Centro, cruzam o Calçadão com destino aos seus lares. Parece que os coordenadores dos grupos de campanha não estão dando importância, à noite, a um local que até os trabalhadores informais entendem como de grande passagem de pessoas para venderem os seus produtos. Em tempo eleitoral, 18h não é fim de expediente.
Expectativa
“Medalhões” da política do passado podem virar meros “pingentes” na história política do presente. Nomes que já ocuparam posições de destaque em cargos eletivos ou comissionados vão aferir nas urnas o que sobrou do seu “inventário eleitoral”. Podem se surpreender com o resultado. Na linguagem popular, diria que seria a última “pá de cal”.
“Full time”
O vereador Dr. Robertinho, candidato à reeleição pelo PDT, tem andado dobrado para fazer sua campanha. E olha que o moço tem um mandato de vereador muito ativo, que passa pela apresentação de propostas de lei como audiências públicas e muito mais. Seja de dia, de tarde ou de noite, o moço está sempre com a agenda ocupada. E não é só por causa da campanha. O seu mandato o tempo todo tem sido assim.
Memória...
Quando foi eleito, escrevi nesta coluna que Dudu Reina (PP) seria o candidato a prefeito escolhido pelo prefeito Rogerio Lisboa. Muitos não acreditavam. Aconteceu! Hoje digo que Dudu, caso eleito, vai surpreender logo no início da gestão. Conheço Dudu Reina e sei o quanto valoriza o sentimento iguaçuano. E não duvidem que ele implementará, caso eleito, o Centro de Memória da Cidade para honrar os nomes daqueles que fizeram história quando – como se diz na gíria atual: “Isso tudo aqui era mato”. O sentimento de iguaçuano nato de Dudu Reina me dá essa pista. Ele reverencia o passado, mas aposta no futuro.
É importante pensar nisso
Estamos, praticamente, entrando na penúltima semana das campanhas eleitorais do primeiro turno eleitoral. As candidaturas majoritárias não protagonizaram, até agora, nenhum grave embate que tenha causado tumulto entre elas. Nos próximos dias os ânimos estarão mais acirrados e espero que esse mesmo comportamento dos candidatos se mantenha para termos uma das disputas eleitorais sem registros graves.
Dia especial
Peço licença aos leitores para fazer aqui o papel de tio-avô babão. No próximo dia 29, meu terceiro sobrinho neto, Hélcio Veiga, vai completar o seu primeiro aninho de vida. Risonhos que só, os pais – Gabriela e Marcelo – estão todo prosas para fazerem a festa do menino. Um dia especial não só na vida deles, mas também para esse tio-avô babão que tanto gosta de investir parte do tempo brincando com ele. Quando posso, é claro!