9º FÓRUM DE SAÚDE MENTAL REÚNE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESTUDANTES E USUÁRIOS DA REDE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de mai. de 2023

9º FÓRUM DE SAÚDE MENTAL REÚNE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESTUDANTES E USUÁRIOS DA REDE


Com o tema “Recontando a História”, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realizou na última quinta-feira (18), no Dia da Luta Antimanicomial, o 9º Fórum de Saúde Mental. A data foi escolhida propositalmente.

Cerca de 225 pessoas, entre profissionais de saúde, assistência social, estudantes, usuários da rede e familiares, marcaram presença no evento, que foi realizado no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa da Cultura.


Rogéria Thompson, psicóloga do Caps AD Vanderlei Martins, comentou sobre a importância do Fórum. “Ele foi fundamental para escutarmos a história da Saúde Mental no município, para encontrar nossos colegas e discutir o que podemos melhorar na oferta do serviço. Além de todo esse contato renovar a nossa energia, pois além dos profissionais também temos contato com as famílias dos pacientes”, disse a psicóloga.


“O objetivo foi reafirmar a importância da causa e a luta por uma política de saúde mental justa, inclusiva e em liberdade”, afirmou o superintendente de saúde mental Ariosvaldo Dantas


A Clínica da Família de Austin tem atendimento de emergência psiquiátrica com funcionamento 24h. Dezoito Clínicas da Família do município oferecem suporte psicológico. A população de Nova Iguaçu que sofre com transtornos mentais também conta com três CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), um deles voltado especificamente para crianças e adolescentes. Nestes espaços, os usuários são acompanhados por equipe multidisciplinar de saúde mental e participam de oficinas terapêuticas.