TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de mar. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Legislativo em festa
Esta semana a Câmara Municipal de Nova Iguaçu esteve em festa. Calma, pessoal! É que o vereador Dr. Robertinho (PP) fez aniversário no dia 22 e, no dia seguinte, foi a vez do Procurador-Chefe da Câmara, Dr. João Bosco Filho, soprar às velinhas de aniversário.

Nova casa
O deputado federal que foi candidato a prefeito em Nova Iguaçu em 2020, Max Lemos, se filiou ao PDT. Vale lembrar que Max foi candidato abrigado no PSDB. Com essa movimentação, caso Max Lemos tente mais uma vez se candidatar a prefeito da cidade, vai encontrar resistência. É que pertencente a outro grupo político, Dudu Reina (presidente da Câmara), é quem representou a legenda e vem sendo cortejado para ocupar espaços em chapa majoritária.

A mulher fará a diferença
As movimentações com vistas para ao processo eleitoral de 2024, precisam encontrar mulheres para comporem as chapas majoritárias. Hoje, a maioria das chapas têm suas composições pensadas com nomes de homens. Os tempos são outros e as chapas que tiverem mulheres, poderão ser mais competitivas. É óbvio que isso depende muito, mas este é um dos fatores que será preponderante na hora da disputa.

Interessante
Nova Iguaçu, não é de hoje, é conhecida por ser dividida pela linha férrea e os serviços públicos de um lado parecem ser diferenciados do outro lado. Nas principais ruas que ligam a Rodovia Presidente Dutra ao Centro, como a Av. Nilo Peçanha e a Rua Otávio Tarquínio, não se enxerga agentes de trânsito organizando a demanda. Estacionamento é balbúrdia nas calçadas e não há passagem livre para idosos e cadeirantes. Mas quando se trata do lado “nobre” da cidade, lá estão. Isso revela o que parece ser o trânsito administrado para os olhos do prefeito e não para as necessidades da mobilidade urbana.

Pois, é!
Havia um Centro de Operações que era para ver não só a questão do trânsito (com câmeras espalhadas), como também servir de auxílio na política de segurança na cidade. Mas o Centro de Operações virou uma história passada, enquanto a insegurança avança.

Águas do Rio
Os vereadores de Nova Iguaçu miram os serviços prestados pela empresa Águas Rio. É que eles são cobrados pela péssima prestação dos serviços. Em todas as sessões o nome da empresa é lembrado na fala dos parlamentares. E eles não estão errados em pressionar a empresa. Cada vez que vão aos seus redutos eleitorais são cobrados pelos moradores. Hoje a Águas Rio é a maior dor de cabeça dos edis.