FIRJAN SENAI SESI DESENVOLVE SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO ELAS NA BAYER EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de fev. de 2023

FIRJAN SENAI SESI DESENVOLVE SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO ELAS NA BAYER EM NOVA IGUAÇU

Curso de qualificação oferece oportunidades para mulheres. 
Primeira edição teve índice de 87,5% de empregabilidade


Qualificação de mulheres para o mercado de trabalho com foco na indústria. Esse é o objetivo do Projeto Elas da Bayer, desenvolvido com a Firjan SENAI SESI Nova Iguaçu, onde mais uma turma de capacitação de Assistente de Produção Industrial foi formada na última quarta-feira (15). Esta é a segunda edição do projeto de responsabilidade social que atende mulheres cisgênero e transgênero, em situação de vulnerabilidade. A oportunidade é direcionada para moradoras da Baixada Fluminense, nos municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

A primeira edição do projeto registrou um índice de 87,5% de empregabilidade entre alunas. Para a presidente do Conselho Firjan de Mulheres, Carla Pinheiro, a parceria entre a Bayer e a Firjan SENAI SESI oferece oportunidades para que mulheres consigam ser inseridas no setor industrial. “O projeto abre um caminho no capítulo da diversidade e inclusão e inspira outras empresas. É uma iniciativa de grande importância para essas mulheres cis e trans, que dificilmente teriam uma oportunidade como essa. Esse é um programa de sucesso para a promoção da inclusão, para acolher e gerar oportunidades em ambientes que eram dominados por homens”, ressalta Carla.

A proposta é, além do preparo profissional, desenvolver habilidades sociais e competências socioemocionais, com abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã. “Esta é a segunda turma, com grande potencial para a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho. Esperamos que cada vez mais empresas abram oportunidades como essa, que garantam a inclusão qualificada e a promoção da diversidade nas indústrias”, destacou Eliane Damasceno, coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI.

A inclusão social de forma qualificada para mulheres é o principal objetivo do projeto que atende diversas áreas da indústria. “É muito gratificante contribuir para que essas mulheres conquistem um lugar no mercado de trabalho. O olhar para a inclusão e diversidade é transformador. Ações como esta são muito importantes para a mudança de cultura no mundo corporativo e da nossa sociedade como um todo”, destacou Fernanda Queiroz, coordenadora da Firjan Caxias e Região.

Com o curso, as alunas serão preparadas para atuar na área industrial no recebimento, expedição e armazenamento de mercadorias e produtos; monitorar o processo de produção; realizar controle de produção e planejamento em conformidade com normas e procedimentos técnicos. O curso terá duração de quatro meses, com aulas realizadas no modo presencial, das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Para nós é um programa de grande sensibilidade. É um grande esforço em preparar pessoas para a indústria e isso, está ligado ao nosso propósito. A Bayer tem objetivo de alcançar 50% de igualdade de gênero entre seus trabalhadores. A Firjan tem oferecido grande colaboração, com recursos para que essa capacitação ocorra”, destacou Frederico Bergallo, diretor da Bayer de Belford Roxo, ressaltando que a iniciativa tem sido desenvolvida no Rio de Janeiro e um unidade da empresa de São Paulo, locais onde as alunas estão conseguindo ser inseridas no mercado trabalho.