SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE CARNAVAL NA PRAÇA RUI BARBOSA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de fev. de 2023

SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE CARNAVAL NA PRAÇA RUI BARBOSA


A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu promoveu, nesta quinta-feira (16), na Praça Rui Barbosa, uma ação de Carnaval. O objetivo foi a conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Os serviços oferecidos foram teste rápido de sífilis, hepatite B e C, HIV; teste de glicose; aferição de pressão arterial; distribuição de caderneta do idoso (a partir de 60 anos); distribuição de preservativos masculinos e femininos; orientação sobre alimentação saudável e orientação sobre saúde bucal.


Cerca de 420 pessoas foram atendidas e 7.500 preservativos distribuídos. A ideia principal foi estimular o uso do preservativo para quem já possui vida sexual ativa. A costureira Valéria Fátima, de 62 anos, que estava passando pelo calçadão, participou da ação e ressaltou a importância do evento. “Estava passando e parei aqui para participar. Acho muito importante esses serviços para a população. Esse assunto precisa ser falado”, disse Valéria.

Todas as unidades de saúde realizam, de segunda à sexta-feira, das 8 as 17h, testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C. O resultado sai na hora e não é necessário pedido médico nem marcação de consulta. Em caso positivo, a unidade encaminha para o tratamento necessário.