TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de jan. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Nova Iguaçu, 190 anos!
Peço licença aos leitores desta coluna para abrir esta edição prestando uma singela homenagem ao município que me recebeu com a tenra idade de um ano de vida. Falo de Nova Iguaçu, cidade que cheguei pelos braços dos meus pais e aqui me estabeleci até hoje. Neste domingo, dia 15, a cidade completa 190 anos. Indiscutivelmente é um dos municípios mais importantes na formação da Baixada Fluminense e do Estado. Saudando Nova Iguaçu pelos seus 190 anos, também saúdo todos os que escolheram viver aqui ou investir nesta terra. Felicidades, Nova Iguaçu!

Um nome de peso
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PDT), é um dos políticos da nova linhagem que vem sendo objeto de elogios na condução do Poder Legislativo. Por essa razão, há especulações de que pode compor em uma chapa para disputar o Poder Executivo. Particularmente, acredito que Dudu vai se empenhar para continuar no Poder Legislativo. Mas, sem dúvidas, é um nome de peso no jogo.

Só para lembrar…
Quando às restrições em razão da Covid-19 afetaram Nova Iguaçu, vimos muitas carreatas protestando contra o fechamento das lojas. Essas carreatas eram conduzidas por simpatizantes de Bolsonaro e que deverão mostrar as caras nas próximas eleições. Essa coluna fará questão de lembrá-los desses detalhes durante o processo eleitoral. Já aviso com um ano de antecedência.

Disputa pela Finep
Nos bastidores dos primeiros dias do governo Lula, é grande a briga entre PT e PCdoB pelo controle da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), dona de um robusto orçamento de mais de R$ 5 bilhões. O PT quer emplacar o ex-deputado Celso Pansera (atual presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá – ICTIM). Já o PCdoB batalha por Luís Manoel Rabelo, que durante a transição foi um dos coordenadores da equipe que diagnosticou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Curiosidade: os dois lobistas não se bicam desde os tempos de movimento estudantil, quando Celso militava na Convergência Socialista, atual PSTU.

Vazio
Nunca se viu um vazio tão grande de nomes que possam disputar a Prefeitura quanto o que até agora registra a lista de possíveis pretendes ao cargo de prefeito. Rogerio Lisboa imagina que fará o sucessor com tranquilidade diante disto. Vamos ver se a esquerda vai se unir na cidade após esses acontecimentos que marcaram o Brasil. Como se sabe, figuras ilustres do governo municipal fizeram questão de montar palanque para Bolsonaro. Com Lula no poder, a correlação de forças muda e muito.

A pergunta que não quer calar...
Terá desfile carnavalesco em Nova Iguaçu? Pelo andar da carruagem, por mais um ano, o desfile das escolas não acontecerá. Essa é uma política do governo. Saudade dos velhos carnavais.