O CENTENÁRIO DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de jan. de 2023

O CENTENÁRIO DE NOVA IGUAÇU


Getúlio Vargas, liderando a vitoriosa Revolução de 30, governava o Brasil. Plínio 
Casado, Interventor no Estado do Rio – acatando indicação do político iguaçuano Manoel Reis – nomeia para ser Interventor no Município de Iguaçu Sebastião de Arruda Negreiros. Tal nomeação desagradou ao jovem político Getúlio Barbosa de Moura, que desejava ter sido Interventor nomeado. Os dois grupos políticos apoiavam Vargas.

Por ocasião dos festejos comemorativos do centenário do nosso Município, criado a 15 de janeiro de 1833, o Interventor Municipal inaugurou na Praça Ministro Seabra (atual Praça da Liberdade) um monumento à autonomia municipal (concedida ao tempo dos chamados Governos Regenciais).

O obelisco é obra do escultor Benevenuto Berna, e precisa de proteção. Naquele dia festivo o Cine Verde exibia o filme americano “Shangai Express”, estrelado por Marlene Dietrich. A cidade de Nova Iguaçu, no esplendor da citricultura, cobria colinas e encostas com os nossos famosos “pomos de ouro”, preparava-se para entrar num acelerado processo de exportação de laranjas. O 15 de janeiro de 1933 foi muito festejado, a julgar pela maciça participação da população na vasta programação de eventos que assinalou o centenário da cidade.

(Foto do arquivo do IHGNI, da coleção Arruda Negreiros)