TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

6 de dez. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Entusiastas da história


O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina, é de fato uma pessoa que gosta de estar pela cidade, visitando lugares e conversando com as pessoas, independente se é ou não período eleitoral. Esta semana esteve visitando o radialista Reginaldo Barbosa, onde falou um pouco das suas ações. Mas uma coisa que se destaca no comportamento do Dudu Reina é a valorização das nossas raízes e de nossas histórias. Desde que assumiu a presidência da Casa Legislativa iguaçuana, sempre ladeado pelo procurador Dr. João Bosco, o presidente promove e busca iniciativas para que a memória da cidade seja sempre resgatada e promovida. Não é à toa que criou do Centro de Memória e Documentação Histórica da Câmara e muito em breve registros importantes sobre o parlamento municipal estarão disponibilizados para o público, sobretudo resgatando histórias muito pouco conhecidas das pessoas. Dudu Reina e o Dr. João Bosco são dois entusiastas da história iguaçuana.

Vou repetir…
O Partido dos Trabalhadores (PT) não possui uma sede em Nova Iguaçu e geralmente usa sindicatos ou espaços comunitários para suas reuniões. O Sindicato dos Bancários tem sido um local recorrente para isso e a falta de uma sede compromete a intenção do partido em lançar candidatura própria na cidade que já governou e hoje sequer possui um vereador na Câmara pelo segundo período legislativo consecutivo.

Bastidores
Tudo vem sendo trabalhado para que a história de Carmelita Brasil Monteiro, primeira vereadora de Nova Iguaçu e do Estado, vire um filme que poderá contar, inclusive, com o depoimento do mestre Ricardo Cravo Albin.

Esperem para ver
Andrezinho Ceciliano, futuro deputado estadual, é o grande nome que deve despontar na organização do PT na Baixada Fluminense. Tem tudo para ser um grande líder da legenda nas cidades que compõem a região. Acredito que ele poderá ser a imagem renovada do PT e um grande articulador ajudando o pai, o experiente deputado estadual André Ceciliano, cotado para ter uma influência forte na gestão federal com vistas para a Baixada.

Há de se pensar o futuro
A Praça Santos Dumont, nos últimos dias, vem sendo bem aproveitada para a realização de eventos culturais. Já disse nesta coluna que existe um projeto para revitalizar a região. No entanto, é preciso pensar em outro espaço na cidade para abrigar um Centro de Convenções. Não é de hoje que a cidade precisa de um espaço que sirva para atrair feiras que poderiam ser referências na Baixada Fluminense. Caso a cidade consiga instituir um grande Centro de Convenções, pode ter certeza que atrairá eventos importantíssimos para várias áreas, inclusive na área comercial e industrial. Os auditórios da ACINI, CDL e Sincovani são pequenos para abrigar eventos de grande porte.