TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de nov. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Novos vereadores
Felipinho Ravis (Solidariedade) e Carlinhos BNH (PP) são dois vereadores que deixarão a Câmara para assumirem as funções de deputado estadual a partir do ano que vem na Alerj. No lugar deles, chegam novos nomes: Claudinho da Kombi, primeiro suplente no partido Solidariedade, e o Dr. Robertinho (PP), primeiro suplente do PP. Esses novos vereadores devem chegar cheios de ideias e gás. Dr. Robertinho, por exemplo, é um estreante que conhece o serviço público na área da saúde e deverá propor muitas ações e audiências para a área.

Recesso, mas de plenário
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu vem estudando a possibilidade de fazer uma série de entrevistas com personagens que passaram pelo legislativo iguaçuano e deixaram suas marcas, em especial como vereadores. Esse apanhado da memória deve acontecer em breve e contará com depoimentos gravados em vídeos para o Centro de Memória e Documentação da Câmara. O presidente Dudu Reina e o Procurador-Chefe da Câmara, Dr. João Bosco Filho, são os responsáveis por coordenarem esses trabalhos.

Efeito e causa
Nova Iguaçu é uma cidade cujo “bolsonarismo” é forte. Nas ruas do município é fácil verificar isso, assim como nos mapas das votações do primeiro turno de 2018 até o segundo turno de 2022. Em todos eles, Bolsonaro aparece à frente dos candidatos do PT (Haddad e Lula), principal legenda adversária. O que chama a atenção é que se o Partido dos Trabalhadores (PT), assim como outros partidos progressistas do campo da esquerda, não contam com sedes ativas e com atividades regulares nelas. E essa falta de sede e de atividades reflete-se na ausência de representantes na Câmara. Portanto, se o PT com Lula na presidência quiser vir forte nas eleições municipais de 2024 e até mesmo atrair aliados, seria bom o partido investir em uma sede para ter uma referência geográfica.

“Aliados” que não se aliam
Quem será o escolhido do prefeito Rogerio Lisboa para a sucessão em 2024? Essa é a pergunta que não quer calar. Seja lá quem for, há neste páreo dois nomes que não sentam à mesma mesa e que têm interesses. São os deputados federais Juninho do Pneu (União Brasil) e Dr. Luizinho (PP). Uma coisa é certa: a escolha de um nome pode agradar a um, mas certamente não agradará ao outro. Ambos pertencem ao bloco governista, mas não são aliados.

Faltou atenção
A Prefeitura de Nova Iguaçu não fez uma programação para a cidade com a colocação de telões para às transmissões dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Seria uma ótima oportunidade para que bairros da periferia pudessem ter atividades recreativas e de lazer nos dias dos jogos. Mas…